Configuração do banco de dados para MySQL

Esta página fornece instruções para configurar o Confluence com o intuito de usar banco de dados MySQL.

Passo 1. Verificar os pré-requisitos

Verifique o seguinte antes de começar:

Passo 2. Instalar o MySQL Server

Se você ainda não tiver um servidor do banco de dados MySQL, instale "MySQL Community Edition". Baixe o pacote de instalação na página de download do MySQL e siga as instruções da documentação do MySQL.

Passo 3. Configurar o MySQL Server

Nessa etapa, você configurará o servidor do banco de dados MySQL.

Nota: Se você pretende conectar o Confluence a um servidor do banco de dados MySQL, recomendamos extremamente que você reconfigure esse servidor do banco de dados executando as etapas de configuração no assistente de instalação do MySQL, conforme descrito a seguir.

Para configurar o MySQL Server:

  1. Execute o assistente de instalação do MySQL:
    1. Se estiver conectando o Confluence ao seu servidor MySQL existente, selecione Reconfigurar instância.
    2. Selecione Configuração avançada.
    3. Selecione o tipo de MySQL Server que melhor se adapte aos seus requisitos de hardware. Isso impactará a utilização da memória, disco e recursos de CPU do MySQL Server. Consulte a documentação do MySQL para obter mais informações.
    4. Selecione Somente banco de dados transacional para garantir que o seu banco de dados MySQL usará InnoDB como o mecanismo padrão de armazenamento.
      É altamente recomendado que você use somente o mecanismo de armazenamento InnoDB com o Confluence. Evite usar o mecanismo de armazenamento MyISAM, pois isso poderá levar à corrupção dos dados.
    5. Defina as configurações do InnoDB Tablespace conforme seus requisitos. (As configurações padrão são aceitáveis.)
    6. Defina o número aproximado de conexões simultâneas permitidas para se adequar aos seus requisitos de utilização do Confluence. Você pode usar uma das predefinições ou informar um número manualmente. Consulte a documentação do MySQL para obter mais informações.
    7. Para as opções de rede, certifique-se de que as opções Habilitar TCP/Rede IP e Habilitar modo estrito estejam selecionadas (padrão). Consulte a documentação do MySQL sobre a configurações dos modos de rede e do servidor SQL para obter mais informações.
    8. Para a definição padrão de caracteres do MySQL server, selecione Melhor suporte para multilinguismo (ou UTF-8). Isso garantirá o suporte de internacionalização do Confluence. Para obter mais informações, consulte Configurando a codificação de caracteres do banco de dados.
    9. Para a opção de configuração no Windows, escolha instalar ou não o MySQL Server como um serviço do Windows. Se o seu hardware será usado como um MySQL Server dedicado, talvez você queira escolher as opções de Instalar como serviço do Windows (e Iniciar o MySQL Server automaticamente). Consulte a documentação do MySQL para obter mais informações.
      Nota: Se você optar por não instalar o MySQL Server como um serviço do Windows, será preciso garantir que o serviço do banco de dados tenha iniciado antes de executar o Confluence.
    10. Selecione Modificar configurações de segurança para inserir e definir sua senha de acesso do MySQL Server (raiz).
  2. Edite o arquivo my.cnf (my.ini nos sistemas operacionais Windows) em seu MySQL server. Localize a seção [mysqld]no arquivo e adicione ou modifique os seguintes parâmetros:
    (Consulte MySQL Option Files (Arquivos da opção MySQL) para obter instruções detalhadas sobre como editar my.cnf e my.ini.)
    Localize a seção [mysqld]no arquivo e adicione ou modifique os seguintes parâmetros:
    • Especifique a definição padrão de caracteres como UTF-8:

      [mysqld]
      ...
      character-set-server=utf8
      collation-server=utf8_bin
      ...
      
    • Configure o mecanismo de armazenamento padrão para InnoDB:

      [mysqld]
      ...
      default-storage-engine=INNODB
      ...
      
    • Especifique o valor de max_allowed_packet como no mínimo 256M:

      [mysqld]
      ...
      max_allowed_packet=256M
      ...
      
    • Especifique o valor de innodb_log_file_size como no mínimo 2 GB:

      [mysqld]
      ...
      innodb_log_file_size=2GB
      ...
    • Certifique-se de que o parâmetro sql_mode não especifique NO_AUTO_VALUE_ON_ZERO

      // remove this if it exists
      sql_mode = NO_AUTO_VALUE_ON_ZERO
    • Certifique-se de que o nível global de isolamento de transação do seu banco de dados tenha sido definido como READ-COMMITTED.

      [mysqld]
      ...
      transaction-isolation=READ-COMMITTED
      ...
  3. Reinicie seu MySQL server para que as alterações tenham efeito:
    • No Windows, use o Gerenciador de Serviços do Windows para reiniciar o serviço.
    • No Linux:
      • Execute um dos seguintes comandos, dependendo da configuração: "/etc/init.d/mysqld stop", "/etc/init.d/mysql stop" ou "service mysqld stop".
      • Em seguida, execute o mesmo comando novamente, substituindo "stop" por "start".
    • No Mac OS X, execute "sudo /Library/StartupItems/MySQLCOM/MySQLCOM restart".

Passo 4. Configure seu banco de dados e usuário MySQL

Neste passo, você criará um banco de dados dentro do MySQL para conter seus dados do Confluence e um banco de dados do usuário com autoridade para acessar o banco de dados.

Para criar o banco de dados e os privilégios do usuário:

  1. Execute o comando "mysql" como um superusuário do MySQL. O usuário padrão é "raiz" com uma senha em branco.
  2. Crie um esquema em branco do banco de dados do Confluence executando o comando a seguir:

    CREATE DATABASE confluence CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_bin;
  3. Crie um usuário do banco de dados do Confluence executando o comando a seguir: Substitua "confluenceuser" e "confluencepass" por um nome de usuário e senha de sua escolha. Se o Confluence não estiver sendo executado no mesmo servidor que o seu servidor do banco de dados MySQL, substitua "localhost" pelo nome do host ou endereço IP do servidor do Confluence:

    GRANT ALL PRIVILEGES ON confluence.* TO 'confluenceuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'confluencepass';

Passo 5. Instalar o Confluence

Instale o Confluence se você ainda não tiver feito isso. Consulte o Guia de instalação do Confluence. Encerre imediatamente o Confluence após a instalação antes de abrir o Assistente de Instalação do Confluence em seu navegador e siga os passos abaixo.

Se você já tiver avançado pelo Assistente de Instalação do Confluence, encerre o Confluence no passo de instalação do banco de dados e siga os passos abaixo. Você poderá reiniciar o assistente de configuração na mesma etapa posteriormente (se você instalou o Confluence como um serviço, será preciso reiniciar o serviço antes de continuar com a etapa 8 a seguir).

Passo 6. Baixe e instale o driver do banco de dados MySQL

Se estiver atualizando o Confluence para uma versão posterior e se já estiver usando o driver MySQL recomendado (JDBC Connector/J 5.1), você pode pular as instrução desta seção. A tarefa de atualização do Confluence copiará automaticamente sobre seu driver existente para a instalação atualizada.

Se estiver instalando o Confluence ou atualizando o Confluence e não estiver usando o driver MySQL recomendado (JDBC Connector/J 5.1), siga as etapas a seguir.

Decida se você configurará uma conexão JDBC direta ou uma conexão de fonte de dados para o MySQL, para se adequar ao seu ambiente. Se não tiver certeza do que fazer, escolha JDBC direta.

Para configurar uma conexão JDBC direta:

Se você planeja configurar uma conexão JDBC direta ao MySQL, precisará copiar o driver MySQL JDBC para sua instalação do Confluence.

  1. Obtenha o driver MySQL:
    • Se estiver instalando o Confluence, baixe o driver MySQL recomendado . Há links para os drivers de banco de dados adequados disponíveis nesta página: Drivers JDBC de banco de dados.
      Você pode baixar o arquivo .tar.gz ou o .zip. Extraia o arquivo JAR do driver (por exemplo, mysql-connector-java-x.x.x-bin.jar, onde x.x.x é um número de versão) do arquivo.
    • Se estiver atualizando o Confluence para uma versão posterior, e não estiver usando o driver MySQL recomendado (JDBC Connector/J 5.1), copie o arquivo JAR do driver de sua instalação existente do Confluence antes de atualizar. O driver estará na pasta <Confluence installation> /confluence/WEB-INF/lib.
  2. Copie o arquivo JAR do driver para a pasta  <Confluence installation> /confluence/WEB-INF/lib em sua instalação nova ou atualizada do Confluence.

Para configurar uma conexão de fonte de dados:

Se você planeja configurar uma conexão de fonte de dados ao MySQL, siga os passos descritos em Configurando uma fonte de dados MySQL no Apache Tomcat.

Passo 7. Verifique as configurações para internacionalização

Se estiver usando um banco de dados existente, use o comando status para verificar as informações de codificação de caracteres do banco de dados. Os resultados devem ser UTF-8. Consulte Configurando a codificação de caracteres do banco de dados.

Passo 8. Configure sua conexão de banco de dados no Assistente de Instalação do Confluence

Inicie o Confluence (se estiver executando o Confluence como um serviço, reinicie o serviço) e vá para o Assistente de instalação do Confluence no seu navegador. Siga os passos a seguir para definir a nova configuração:

  1. Siga os passos iniciais no Guia de configuração do Confluence.
  2. Quando for pedido a você que escolha uma instalação de avaliação ou de produção, escolha instalação de produção.
  3. Quando for pedido a você que escolha um banco de dados integrado ou externo, selecione MySQL na lista suspensa e escolha Banco de dados externo.
    (Nota: você verá uma aviso de que um driver é obrigatório. Você baixou ou copiou o driver no passo 6, por isso poderá ignorar esse aviso) 
  4. Escolha a conexão JDBC direta ou de fonte de dados de modo a se adequar à escolha que você fez anteriormente ao configurar o driver de banco de dados MySQL.
    • Para a conexão JDBC: Insira o nome de usuário (por exemplo, confluenceuser) e a senha que você escolheu anteriormente. 
    • Para uma conexão de fonte de dados: Defina o nome JNDI como java:comp/env/jdbc/confluence

Parabéns! Agora o Confluence já está usando seu banco de dados MySQL para armazenar seus dados.

Solução de problemas

  • Se você receber a seguinte mensagem de erro, verifique se deu ao usuário confluenceuser todas as permissões de banco de dados necessárias ao se conectar do localhost.

    Could not successfully test your database: : Server connection failure during transaction. Due to underlying exception: 'java.sql.SQLException: Access denied for user 'confluenceuser'@'localhost' (using password: YES)'
  • Se o Confluence informar que está faltando um arquivo de classe, é possível que você tenha colocado o driver JDBC na pasta errada.
  • Se nenhuma das opções acima descrever o seu problema, crie um chamado de suporte em http://support.atlassian.com e não deixe de incluir seus logs (encontrados em /logs e <CONFLUENCE-HOME>/logs).
Last modified on Aug 7, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.