Configuração do banco de dados para SQL Server

Essa página fornece instruções para configurar o Confluence com o intuito de usar o banco de dados do Microsoft SQL Server.

Passo 1. Verificar os pré-requisitos

Verifique o seguinte antes de começar:

  • Verifique se sua versão do SQL Server tem suporte. Consulte Plataformas com suporte. Se a sua versão não for com suporte, atualize para uma versão com suporte do SQL Server antes de instalar o Confluence.
  • Se você estiver avaliando o Confluence e desejar transferir seus dados para um novo banco de dados, consulte primeiro o guia a seguir: Migrando para outro banco de dados.
  • Se você estiver migrando de outro banco de dados, consulte primeiro o guia a seguir: Migrando para outro banco de dados.

Passo 2. Instalar o SQL Server

Se você ainda não tiver um banco de dados SQL Server operacional, baixe o pacote de instalação da página de download do Microsoft SQL Server e siga as instruções da MSDN.

Passo 3. Configure seu banco de dados e usuário SQL Server

Neste passo, você criará um banco de dados dentro do SQL Server para conter seus dados do Confluence e um banco de dados do usuário com autoridade para acessar o banco de dados. O usuário do banco de dados deve estar na função db_owner.

  1. Identifique a codificação de caracteres a ser usada. Para fazer isso, verifique a codificação usada atualmente pelo seu servidor de aplicação e pelo Confluence. Todos os três precisam usar codificação com suporte. Por exemplo, a codificação padrão do SQL Server, UCS-2, tem suporte com UTF-8.
  2. Usando suas permissões de administrador SQL, crie um novo banco de dados no SQL Server.
  3. Se você configurar seu servidor de aplicação e o Confluence para usar uma codificação incompatível com UCS-2, especifique essa codificação de caracteres para o banco de dados.
  4. Configure intercalação padrão para o banco de dados como "SQL_Latin1_General_CP1_CS_AS" (há diferenciação entre maiúsculas e minúsculas). É possível fazer isso emitindo a seguinte consulta SQL:

    ALTER DATABASE <database_name> COLLATE SQL_Latin1_General_CP1_CS_AS


    Nota: Se você receber um erro indicando que "o banco de dados não pôde ser bloqueado exclusivamente para realizar a operação", talvez seja necessário impedir outras conexões configurando o modo para usuário único na transação:

    ALTER DATABASE <database_name> SET SINGLE_USER WITH ROLLBACK IMMEDIATE;
    <your ALTER DATABASE query>
    ALTER DATABASE <database_name> SET MULTI_USER;


  5. Configure o banco de dados para usar o nível de isolamento de "leitura consolidada com versão da linha". É possível fazer isso emitindo a seguinte consulta SQL:

    Determine if READ_COMMITTED_SNAPSHOT is enabled
    SELECT is_read_committed_snapshot_on FROM
    sys.databases WHERE name= 'YourDatabase' 

    Valor de retorno:
    1 = opção READ_COMMITTED_SNAPSHOT está LIGADA. Operações de leitura com o nível de isolamento de leitura consolidada são baseadas em varreduras instantâneas e não adquirem bloqueios.

    0 = opção READ_COMMITTED_SNAPSHOT está DESLIGADA (padrão). Operações de leitura com o nível de isolamento de leitura consolidada usam bloqueios compartilhados.

    ALTER DATABASE <database_name>
       SET READ_COMMITTED_SNAPSHOT ON
       WITH ROLLBACK IMMEDIATE;
    
  6. Usando suas permissões de administrador SQL, crie uma nova conta de usuário SQL para o Confluence (por exemplo, confluenceuser). Dê a esse usuário permissões totais de criação, leitura e gravação para as tabelas do banco de dados. Observe que o Confluence precisa ser capaz de criar seu próprio esquema.  
    Consulte a documentação do seu banco de dados para obter mais informações sobre como criar um novo usuário do banco de dados. 

Passo 4. Instalar o Confluence e o driver de banco de dados SQL Server

Decida se você configurará uma conexão JDBC direta ou uma conexão de fonte de dados para o SQL Server, com o fim de se adequar ao seu ambiente. Se não tiver certeza do que fazer, escolha JDBC direta.

Instale o Confluence se você ainda não tiver feito isso. Consulte o Guia de instalação do Confluence.

  • Caso você planeje configurar uma conexão JDBC direta para o SQL Server, é possível executar a instalação do Confluence e ir diretamente ao Assistente de Instalação do Confluence, conforme descrito abaixo. O driver SQL Server JDBC vem incluso no Confluence, conforme documentado nessa página: Drivers JDBC de banco de dados.
  • Caso você planeje configurar uma conexão de fonte de dados para o SQL Server:
    • Pare imediatamente após a instalação do Confluence, antes de abrir o Assistente de Instalação do Confluence em seu navegador. Se você já tiver avançado pelo Assistente de Instalação do Confluence, pare no passo de configuração do banco de dados. Você poderá reiniciar o assistente de instalação na mesma etapa posteriormente.
    • Siga os passos descritos em Configurando uma fonte de dados do SQL Server no Apache Tomcat.

Passo 5. Configure sua conexão de banco de dados no Assistente de Instalação do Confluence

Inicie o Confluence e vá até o Assistente de Configuração do Confluence em seu navegador. Siga os passos a seguir para definir a nova configuração:

  1. Siga os passos iniciais no Guia de configuração do Confluence.
  2. Quando for pedido a você que escolha uma instalação de avaliação ou de produção, escolha instalação de produção.
  3. Quando for pedido a você que escolha um banco de dados integrado ou externo, selecione Microsoft SQL Server na lista suspensa e escolha Banco de dados externo.
  4. Escolha a conexão JDBC direta ou de fonte de dados de modo a se adequar à escolha que você fez anteriormente ao configurar o driver de banco de dados do SQL Server.
    • Para a conexão JDBC:
      • Quando for solicitado o Nome da classe de driver, insira o seguinte:

        net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver
        
      • Quando for pedido a você o URL do banco de dados, use o seguinte formato:

        jdbc:jtds:sqlserver://<servidor>:<porta>/<banco de dados>
        
      • Insira o nome de usuário (por exemplo, confluenceuser) e a senha que você escolheu anteriormente.
    • Para uma conexão de fonte de dados: Defina o Nome da fonte de dados como java:comp/env/jdbc/confluence

 

Parabéns! Agora o Confluence já está usando seu banco de dados SQL Server para armazenar seus dados.

Solução de problemas

  • Se você receber a seguinte mensagem de erro, verifique se deu ao usuário confluenceuser todas as permissões de banco de dados necessárias ao se conectar do localhost.

    Could not successfully test your database: : Server connection failure during transaction. Due to underlying exception: &apos;java.sql.SQLException: Access denied for user &apos;confluenceuser&apos;@&apos;localhost&apos; (using password: YES)&apos;
  • Se o Confluence informar que está faltando um arquivo de classe, é possível que você tenha colocado o driver JDBC na pasta errada.
  • Se nenhuma das opções acima descrever o seu problema, crie um chamado de suporte em http://support.atlassian.com e não deixe de incluir seus logs (encontrados em <CONFLUENCE-INSTALLATION>/logs e <CONFLUENCE-HOME>/logs).
Last modified on Aug 7, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.