Criar pendências e subtarefas

Trabalhar com pendências

On this page

Still need help?

The Atlassian Community is here for you.

Ask the community

Os componentes básicos de qualquer projeto são as pendências. As pendências agem como pacotes de trabalho que se deslocam ao longo do fluxo de trabalho dos projetos, até que o trabalho esteja concluído. Uma pendência também pode apresentar subtarefas que podem ser atribuídas e rastreadas individualmente, bem como segurança em nível de pendência, para restringir a pendência a membros selecionados de sua equipe. Nesta página, você obterá mais informações sobre como criar e converter pendências e subtarefas e como configurar a segurança em nível de pendência. Se você deseja saber como importar várias pendências (e subtarefas) usando um arquivo CSV, acesse este link para ver o processo de importação explicado em mais detalhes.

Antes de começar

É necessário ter a permissão do projeto Criar pendência para o projeto relevante à pendência.

Nesta página:

Criar uma pendência

  1. Clique em Criar na parte superior da tela para abrir a caixa de diálogo Criar pendência
  2. Selecione o projeto relevante e o tipo de pendência na caixa de diálogo Criar pendência
  3. Escreva um Resumo para a pendência e preencha os campos indicados, pelo menos os obrigatórios marcados com asterisco.
    Se você deseja acessar os campos que não aparecem nessa caixa de diálogo ou ocultar os campos existentes:
    1. Clique no botão Configurar campos na parte superior direita da tela.
    2. Clique em Personalizar e selecione os campos que deseja mostrar ou ocultar marcando ou desmarcando as caixas de verificação relevantes respectivamente, ou clique em Todos para mostrar todos os campos.
      Ao criar uma pendência, os campos selecionados serão exibidos.
  4. Opcional: para criar uma série de pendências semelhantes (com o mesmo Projeto e Tipo de pendência), selecione a caixa de verificação Criar outro na parte inferior da caixa de diálogo. Dependendo da configuração e dos valores especificados durante a criação de pendências anteriores, alguns dos campos da nova caixa de diálogo Criar pendência podem aparecer previamente preenchidos. Verifique se está tudo certo antes de criar a próxima pendência.
  5. Quando estiver satisfeito com o conteúdo da pendência, clique no botão Criar.  

 

Clonagem de pendências

Clonar uma pendência permite criar uma cópia de uma pendência dentro do mesmo projeto com rapidez. A pendência clonada contém a maioria dos mesmos detalhes armazenados na pendência original, por exemplo, Resumo, Afeta as Versões, Componentes, etc. Alguns detalhes não são clonados, por exemplo, Registro de trabalho, Comentários, Histórico de pendências e links para páginas do Confluence. O status da pendência retorna para a primeira etapa do fluxo de trabalho correspondente, e as resoluções são limpas. A pendência clonada pode ser vinculada à pendência original, mas isso não é uma obrigatoriedade.

  1. Abra a pendência que deseja clonar.
  2. Selecione Mais > Clonar. A tela Clonar pendência aparecerá.
  3. É possível editar o Resumo da pendência clonada caso desejar.
  4. Se forem aplicáveis à pendência que está sendo clonada, também é possível selecionar uma ou mais destas opções:
    • Clonar subtarefas, para copiar subtarefas existentes
    • Clonar anexos, para adicionar anexos existentes
    • Clonar links, para adicionar pendências vinculadas existentes
    • Clonar valores de sprintpara copiar os valores de sprint completos e incompletos da pendência
  5. Clique em Criar.

Criar subtarefas

É possível criar subtarefas em uma pendência para dividi-la em partes menores ou para permitir que diversos aspectos da pendência sejam atribuídos a pessoas diferentes. Se você achar que uma subtarefa está impedindo a resolução de uma pendência, pode convertê-la em pendência para permitir que trabalhem nela de forma independente. E, se você achar que uma pendência é simplesmente uma subtarefa de uma pendência maior, também pode convertê-la em subtarefa.

Somente é possível criar subtarefas se o administrador as ativou e adicionou o tipo de pendência subtarefas ao esquema de tipos de pendência do projeto.

  1. Navegue até a pendência que será a pendência pai da subtarefa a ser criada.
  2. Selecione Mais > Criar subtarefa. A tela Criar subtarefa será exibida.
  3. Preencha os detalhes conforme necessário e, em seguida, clique em Criar no final da página.

Observe que ao criar uma subtarefa, os valores a seguir são herdados da tarefa pai:

  • projeto
  • nível de segurança da pendência
  • valor de sprint, se houver (somente para pendências do Software JIRA) 

Dica: é possível personalizar a tela Criar subtarefa de modo a mostrar os campos utilizados com mais frequência. Para isso, clique em Configurar campos na parte superior direita da caixa de diálogo e use os links Todos e Personalizado para alternar entre a tela padrão e as configurações personalizadas. As alterações são salvas para uso futuro.

Converter subtarefas em pendências

  1. Navegue até a subtarefa que você deseja converter em pendência.
  2. Selecione Mais > Converter em pendência.
  3. Na tela Etapa 1. Selecione o tipo de pendência, selecione um novo tipo de pendência (ou seja, um tipo de pendência padrão) e clique em Avançar.
  4. Se o status atual da subtarefa não for um status permitido para o novo tipo de pendência, a tela Etapa 2. Selecione o novo status é exibida. Selecione um novo status e clique em Avançar.
  5. Na tela Etapa 3. Atualizar campos, haverá uma solicitação para inserir campos adicionais se necessário. Caso contrário, a mensagem "Todos os campos serão atualizados automaticamente" será exibida. Clique em Avançar.
  6. A tela Etapa 4. Confirmação é exibida. Se estiver satisfeito com os novos detalhes da pendência, clique em Concluir.
  7. A pendência será exibida. Você perceberá que ela não é mais uma subtarefa, pois não será mais exibido um número de pendência pai na parte superior da tela.

Converter pendências em subtarefas

  1. Navegue até a pendência que você deseja converter em subtarefa.
  2. Selecione Mais > Converter em subtarefa.
  3. Na tela Etapa 1. Selecione a pendência pai e o tipo de subtarefa, digite ou selecione o tipo de pendência pai adequada e o novo tipo de pendência (ou seja, um tipo de pendência de subtarefa). Clique em Avançar.
  4. Se o status atual da pendência não for um status permitido para o novo tipo de pendência, a tela Etapa 2. Selecione o novo status é exibida. Selecione um novo status e clique em Avançar.
  5. Na tela Etapa 3. Atualizar campos, haverá uma solicitação para inserir campos adicionais se necessário. Caso contrário, a mensagem "Todos os campos serão atualizados automaticamente" será exibida. Clique em Avançar.
  6. A tela Etapa 4. Confirmação é exibida. Se estiver satisfeito com os novos detalhes da pendência, clique em Concluir.
  7. A pendência será exibida. Você perceberá que ela é uma subtarefa, pois será exibido um número de pendência pai na parte superior da tela.

Nota: não é possível converter uma pendência em subtarefa quando a pendência tem suas próprias subtarefas. Primeiro, é preciso converter as subtarefas da pendência em pendências individuais. É possível convertê-las em subtarefas de outras pendências se desejar. As subtarefas não podem ser transferidas diretamente de uma pendência para outra, é necessário primeiro convertê-las em pendências padrão para, em seguida, convertê-las em subtarefas das novas pendências pai.

Restringir o acesso a uma pendência

Ao criar ou editar uma pendência, é possível restringir o acesso aos membros da sua equipe que fazem parte de um nível de segurança escolhido. Para que você possa definir o nível de segurança de uma pendência, o administrador deve adicioná-lo ao nível de segurança de pendência adequado e conceder a você a permissão  "Definir segurança de pendências" para os projetos adequados. 

  1. Crie ou edite a pendência relevante.
  2. No campo suspenso Nível de segurança, selecione o nível de segurança desejado para a pendência. Só será possível visualizar os níveis de segurança aos quais você pertence.
  3. Salve a pendência. Agora, ela pode ser acessada somente pelos membros do nível de segurança especificado.
    Os usuários que não são membros desse nível de segurança não conseguirão acessar a pendência nem visualizá-la usando qualquer filtro, consulta ou estatística. 
Last modified on Jul 7, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.