Encerrar o trabalho
- Configurar o espaço de trabalho
- Personalizar o projeto
- Criar um backlog
- Preparar o backlog
- Planejar um sprint
- Acompanhar o progresso
- Encerrar o trabalho
- Aumentar a produtividade com projetos ágeis
Depois que sua equipe concluir o trabalho em um sprint, vocês poderão realizar uma retrospectiva do sprint. As retrospectivas de sprints ajudam a determinar onde a equipe foi bem-sucedida e onde pode melhorar. Quanto maior for o número de sprints concluídos por sua equipe, mais dados você terá para conseguir identificar as áreas que podem se beneficiar com mudanças.
Encerrar o sprint
Assim que sua equipe chegar à data final do sprint, você precisará encerrar o sprint, mesmo que algumas pendências do sprint ainda não estejam concluídas.
- No quadro Teams in Space, clique em Sprints ativos.
- Selecione Limpeza de primavera no menu suspenso de sprints ativos.
- Clique em Concluir sprint. A caixa de diálogo Concluir sprint será exibida, mostrando o número de pendências que foram concluídas no sprint e o número de pendências que não foram concluídas.
Neste exemplo, as pendências não concluídas são movidas para o backlog. No entanto, se você tivesse mais sprints planejados, elas seriam movidas para o próximo sprint planejado. Observe que sempre é possível mover pendências que estão no backlog para outro sprint, caso desejado.
- No quadro Teams in Space, clique em Relatórios.
- Selecione Relatório do sprint no menu suspenso Relatórios.
- Selecione Sprint 1 no menu suspenso Relatório do sprint.
Outras ferramentas que podem ser usadas
Há outras ferramentas úteis que podem dar à sua equipe uma visualização melhor das áreas para melhoria. O mais importante é que essas ferramentas podem ajudar sua equipe a traçar planos de ação para essas áreas. Para este tutorial, estas são algumas das ferramentas que você pode usar:
- Gráfico de velocidade
- Hub da versão
Gráfico de velocidade
Você pode usar o gráfico de velocidade para rastrear a quantidade de trabalho que sua equipe conclui em cada sprint. O uso do gráfico de velocidade permite prever uma quantidade de trabalho mais realista que sua equipe pode se comprometer em realizar em sprints futuros.
- No quadro Teams in Space, clique em Relatórios.
- Selecione Gráfico de velocidade no menu suspenso Relatórios.
Hub da versão
Além de usar relatórios (como o relatório do sprint e o gráfico de velocidade), você também pode monitorar o progresso de uma versão após a conclusão de um sprint. Monitorar o progresso da versão ajuda a enxergar os problemas antecipadamente e a determinar a probabilidade de lançar uma versão dentro do prazo.
Falta só mais um passo! Vamos ver algumas dicas e truques para ajudar você a aproveitar ao máximo o Software JIRA.


