Configurar um campo personalizado

On this page

Still need help?

The Atlassian Community is here for you.

Ask the community

É possível modificar cada um dos campos personalizados no sistema JIRA alterando o seguinte:

  • Nome – o rótulo que aparece à esquerda do campo personalizado quando exibido para um usuário. 
  • Descrição – o texto de Ajuda que aparece abaixo do campo personalizado quando exibido na coluna Pesquisa simples.
  • Template de pesquisa – o mecanismo para tornar pesquisável um campo personalizado.
  • Valor padrão – o valor padrão do campo personalizado quando exibido pela primeira vez para um usuário.
  • Opções (apenas para campos de seleção e seleção múltipla) – os valores dentre os quais um usuário pode escolher. Consulte abaixo.
  • Filtragem de usuários (somente para os campos com seletor de usuários) – o conjunto de usuários dentre os quais um usuário pode escolher. Consulte abaixo.
  • Contexto – a combinação entre projeto(s) e tipo(s) de pendências para os quais um determinado Valor padrão e determinadas Opções serão aplicáveis. Consulte abaixo.
    (tick) É possível criar vários contextos, o que permite especificar diferentes Valores padrão e Opções para diferentes combinações de projetos e/ou tipos de pendências.
  • Telas – a(s) tela(s) em que o campo personalizado aparecerá quando uma pendência for criada, editada ou submetida a uma transição ao longo do fluxo de trabalho. Consulte abaixo (consulte também Definir uma tela).
  • Renderizadores(apenas para determinados tipos de campos) – consulte Configurar renderizadores e Especificar o comportamento do campo.
  • Ocultar/mostrar – consulte Especificar o comportamento do campo.
  • Obrigatório/opcional – consulte Especificar o comportamento do campo.

(warning) Nota: para realizar todos os procedimentos a seguir, é preciso fazer login como um usuário com a permissão global dos administradores do JIRA .

Nesta página:

Visualizar campos personalizados

  1. Escolha > Pendências
  2. Selecione Campos > Campos personalizados para abrir a página Campos personalizados.

Editar um campo personalizado

A edição de um campo personalizado permite alterar o nome (rótulo), a descrição (texto de Ajuda) e o template de pesquisa.

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Editar:
    • O Nome é o rótulo que aparece à esquerda do campo personalizado quando exibido para um usuário.
    • A Descrição é o texto de Ajuda que aparece abaixo do campo personalizado quando ele é exibido.

    • Os Templates de pesquisa são responsáveis pela indexação de um campo personalizado e por torná-lo pesquisável por meio da Pesquisa simples e da Pesquisa avançada (observe que os campos personalizados não podem ser pesquisados por meio da Pesquisa rápida). Cada tipo de campo personalizado tem um template de pesquisa pré-configurado, mas é possível selecionar um template diferente usando este procedimento.

  2. Modifique os campos conforme desejado e clique em Atualizar.

Configurar um campo personalizado

O contexto do campo personalizado (também conhecido como esquema de configuração do campo personalizado) não é relacionado ao esquema de configuração do campo, e especifica o seguinte para o campo personalizado:

  • Valor padrão
  • Opções
  • Os tipos de pendências e projetos aos quais os valores e as opções padrão são aplicáveis

É possível criar vários contextos se for preciso associar diferentes valores padrão e opções a determinados projetos ou tipos de pendências.

Cada campo personalizado tem um contexto chamado Esquema de configuração padrão para..., criado automaticamente ao adicionar o campo personalizado.

Contexto

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Configurar.
  2. Localize o contexto chamado Esquema de configuração padrão para... e clique no link Editar configuração.
  3. Em Escolher tipos de pendências aplicáveis, selecione os tipos de pendência aos quais você deseja aplicar o valor padrão e as opções. Você pode selecionar qualquer tipo de pendência se desejar.
  4. Em Escolher contextos aplicáveis, selecione os projetos aos quais você deseja aplicar o valor padrão e as opções . Observe que isso se aplicará apenas às pendências com o tipo selecionado, conforme descrito acima.

Adicionar um novo contexto

A adição de um novo contexto permite configurar um campo personalizado de forma diferente para as diferentes combinações de tipos de pendências e projetos.

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Configurar.
  2. Clique no link Adicionar novo contexto. A página "Adicionar contexto do esquema de configuração" será exibida (veja abaixo).
    • Em "Adicionar contexto do esquema de configuração", insira um "Rótulo" e uma "Descrição" para o novo contexto – eles são usados apenas para fins administrativos e não serão mostrados aos usuários finais.
    • Em "Escolher tipos de pendências aplicáveis", selecione os tipos de pendências aos quais deseja aplicar o valor padrão e as opções . Você pode selecionar Qualquer tipo de pendência se desejar.
    • Em "Escolher contextos aplicáveis", selecione os projetos aos quais deseja aplicar o valor padrão e as opções . Observe que isso se aplicará apenas às pendências com o tipo selecionado, conforme descrito acima.

Um campo personalizado pode ter apenas um contexto por projeto JIRA. Portanto, não é possível ter vários contextos para diferentes tipos de pendências no mesmo projeto.

Valor padrão

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Configurar.
  2. Localize o contexto relevante (geralmente haverá apenas um, chamado "Esquema de configuração padrão para...") e clique no link Editar valor padrão na coluna da direita. A página Configurar padrões do campo personalizado será exibida e será específica para o tipo de campo personalizado:
    • (Para uma lista de seleção ou de seleção múltipla ) Selecione o valor padrão apropriado na lista suspensa.
      (info) Para limpar o padrão de um campo de seleção, clique no padrão atual para remover o realce e salve-o, conforme descrito aqui: Não é possível desmarcar o valor padrão para campo personalizado de seleção múltipla.
    • (Para uma lista de seleção em cascata) Selecione os valores padrão apropriados nas listas suspensas (um para cada nível).
    • (Para um campo de data) Especifique uma data ou marque a caixa de seleção para tornar a data atual o padrão.
    • (Para outros tipos de campos) Digite os valores padrão apropriados das listas suspensas (um para cada nível).
      (info) Determinados tipos de campos personalizados podem não permitir que os padrões sejam selecionados e não ter o link Editar valor padrão.

Opções

É possível especificar valores de opção para campos personalizados dos seguintes tipos:

  • Listas de seleção
  • Listas de seleção múltipla
  • Listas de seleção em cascata
  • Botões de opção
  • Múltiplas caixas de seleção

Você pode adicionar, remover, reordenar e classificar as opções em ordem alfabética, além de editar o texto de um valor de opção. Você também pode ter HTML em um valor de opção. Nesse caso, lembre-se de usar pares de tags completos e de verificar se o HTML é exibido corretamente.

(info) Essas opções não diferenciam maiúsculas de minúsculas; portanto, ao usar uma lista de seleção ou seleção múltipla para um esquema de notificação, JIRA-ADMINISTRATORS corresponderá ao grupo jira-administrators. Isso significa que você não pode ter uma opção JIRA-ADMINSITRATORS e uma opção jira-administrators, pois elas têm o mesmo nome.

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Configurar.
  2. Localize o contexto relevante (geralmente haverá apenas um, chamado "Esquema de configuração padrão para...") e clique no link Opções na coluna da direita. A página "Editar opções de campo personalizado" será exibida (veja abaixo). Aqui você pode:
    • Selecionar Editar o parente da lista de seleção na lista suspensa a fim de selecionar a lista a ser editada. (Apenas para uma lista de seleção em cascata)
    • Clicar em Classificar alfabeticamente para reordenar as opções em ordem alfabética.
    • Clicar nas setas na coluna Ordem ou especificar um número e clicar no botão Mover para reordenar as opções manualmente.
    • Clicar em Editar para alterar o texto de uma opção.
    • Clicar em Desativar para ocultar uma opção e torná-la indisponível para seleção. As opções que foram usadas não podem ser removidas (visando à preservação da integridade dos dados), mas elas podem se tornar inválidas ao longo do tempo devido a mudanças nos requisitos do negócio e, assim, você talvez deseje torná-las indisponíveis para novas pendências.
    • Clicar em Excluir para remover uma opção. (Isso é possível apenas para as opções que não foram usadas.)

Filtragem de usuários

Você pode limitar o conjunto de usuários disponíveis no campo do seletor de usuários. Os usuários podem ser limitados a usuários em grupos e/ou funções de projeto específicos.

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Configurar.
  2. Clique em Editar filtragem de usuários.
  3. Clique em Ativar filtragem de grupo ou de função de projeto e, em seguida, especifique os grupos e/ou as funções aos quais você deseja limitar o seletor de usuários.
    O seletor de usuários mostrará apenas os usuários que estão nos grupos e nas funções selecionados.
  4. Clique em Salvar.

Escolha de telas

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Telas.
  2. Marque as caixas de seleção das telas nas quais você deseja exibir esse campo personalizado.
    (info) Observe que a visibilidade do campo depende da configuração do campo (que não está relacionada com o esquema de configuração do campo personalizado descrito acima). Consulte  Especificar o comportamento do campo para obter mais informações.

Traduzir um campo personalizado

É possível traduzir o nome e a descrição de qualquer campo personalizado criado em outro idioma. Só é possível selecionar dentre os pacotes de idiomas instalados no JIRA.

  1. Navegue até a página Campos personalizados, localize o campo personalizado desejado e escolha ícone de configuração > Traduzir.
  2. Escolha o pacote de idiomas ao qual a tradução desse campo personalizado pertencerá (por exemplo, francês) e insira as cadeias de caracteres traduzidas para o Nome do campo e a Descrição.

Dicas para campos personalizados

  • Limite o número de campos personalizados – Tenha cuidado com o número de campos personalizados definidos no JIRA. Mais de mil é um número excessivo e pode afetar o desempenho do JIRA. Para obter mais informações, consulte Dimensionar o JIRA 6.4.  
  • Use campos para relatórios – Considere quais relatórios são necessários no JIRA e crie apenas os campos adequados. Os tipos de campos personalizados como seleção e seleção múltipla são ótimos para relatórios. Por outro lado, os campos de texto não são tão úteis, pois as pessoas nem sempre inserem dados conforme a instrução.
  • Combine o conteúdo do campo – Se quiser apenas garantir que o usuário se lembre de inserir alguma informação, considere usar um campo de texto personalizado com várias linhas, com um template de texto como valor padrão. Também pode ser útil tentar usar um campo personalizado de "grade de tabela" que permita inserir dados em uma tabela pesquisável. O Atlassian Marketplace tem complementos que fornecem esse tipo de funcionalidade. Observe que, no momento, os campos padrão do JIRA, como o campo Descrição, não têm suporte para valores padrão (consulte JRA-4812).
  • Não duplique nomes – Não crie novos campos personalizados com o mesmo nome de outros campos personalizados existentes. Sempre verifique se já existe um campo personalizado com o nome desejado antes de criá-lo. Caso contrário, a escolha do campo correto nas pesquisas com JQL pode se tornar confusa para os usuários. Além disso, não crie campos personalizados com o mesmo nome dos campos padrão do JIRA. Por exemplo, ter dois campos "Status" é extremamente confuso. 
  • Use nomes tão genéricos quanto possível – Dê nomes inespecíficos aos campos personalizados, que possam ser reutilizados em outros lugares posteriormente. Por exemplo, em vez de nomear um campo como "Objetivo de marketing", nomeie-o como "Objetivo" e forneça uma descrição na configuração do campo, indicando os projetos do JIRA em que esse campo é usado.

Solucionar problemas em campos personalizados

Usar o auxiliar de administração do JIRA

O auxiliar de administrador do JIRA pode ajudá-lo a diagnosticar por que um campo personalizado não está sendo exibido nas telas. Essa ferramenta está disponível apenas para administradores do JIRA.

  1. Navegue até a tela Visualizar pendência, Editar pendência ou Criar pendência em que o campo não está sendo exibido.
  2. Se estiver visualizando uma pendência, clique em Mais ações > Onde está meu campo? Se estiver criando ou editando uma pendência, clique em Configurar campos > Onde está meu campo?
  3. Insira o nome do campo.
  4. Clique em Enviar.

Dica: também é possível acessar a caixa de diálogo "Onde está meu campo?" pelo menu de configuração para cada pendência no navegador de pendências. 

Alterar a descrição de um campo personalizado

Se você não alterar a descrição da configuração de um campo, as alterações feitas na descrição de um campo personalizado não serão visualizadas.

O JIRA permite definir uma descrição de um campo personalizado e, se as descrições de configuração do campo forem deixadas em branco, o texto da descrição original aparecerá quando você criar ou editar uma pendência e como texto de ajuda no Navegador de pendências. No entanto, você também pode definir textos de descrição diferentes em cada configuração do campo, e eles substituirão o texto original da descrição de campo.

Por exemplo, se um campo personalizado "Meu campo" for definido com uma descrição "Este é o meu campo" e nenhuma alteração for feita na configuração do campo, o texto exibido será "Este é o meu campo", conforme o esperado. Se as configurações do campo forem usadas, e uma descrição "Este é o meu campo excelente" for configurada para o campo personalizado na descrição do campo, o texto exibido será "Este é o meu campo excelente". 

Last modified on Jul 24, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.