Gerenciar permissões globais

On this page

Still need help?

The Atlassian Community is here for you.

Ask the community

As permissões globais são referentes a todo o sistema e são concedidas a grupos de usuários. Você pode consultar as permissões do projeto para gerenciar as permissões que se aplicam a projetos individuais.

Para todos os procedimentos a seguir, você deve ter efetuado o login como um usuário com a permissão global de administradores do JIRA  ou administradores do sistema JIRA.

Nesta página:

Esta tabela lista as diferentes permissões globais e as funções que elas asseguram:

Permissão global

Explicação

Administradores do sistema JIRA

Permissão para executar todas as funções de administração do JIRA.

Administradores do JIRA

Permissão para executar a maioria das funções de administração do JIRA.

Observe que um usuário com a permissão de administradores do JIRA poderá fazer login a qualquer momento, mas pode ter funções restritas dependendo do acesso às aplicações.

Procurar usuários

Permissão para visualizar uma lista de todos os nomes de usuário e grupos do JIRA. Usada para selecionar usuários/grupos nas telas pop-up. Permite o preenchimento automático de nomes de usuário na maioria dos menus e pop-ups do "Seletor de usuários".

Observe que as permissões Atribuir usuário também permitem uma versão limitada por projeto.

Criar objetos compartilhados

Gerenciar assinaturas de filtro do grupo

Permissão para gerenciar (criar e excluir) assinaturas de filtro do grupo.

Alteração em massa

Permissão para executar as operações em massa no JIRA:
- Edição em massa *
- Movimento em massa *
- Transição do fluxo de trabalho em massa
- Exclusão em massa *
(* sujeito a permissões específicas do projeto.)

A decisão de conceder a permissão Alteração em massa deve ser considerada com cuidado. Essa permissão concede aos usuários a capacidade de modificar uma coleção de pendências de uma vez. Por exemplo, nas instalações do JIRA configuradas para execução no modo Público (isto é, qualquer pessoa pode se inscrever e criar pendências), um usuário com a permissão global Alteração em massa e a permissão do projeto Adicionar comentários pode comentar todas as pendências acessíveis. Pode não ser possível desfazer essas modificações na interface da aplicação JIRA e pode ser exigido que as alterações sejam feitas diretamente no banco de dados (o que não é recomendado).

Conceder permissões globais

  1. Escolha > Sistema
  2. Selecione Permissões globais para abrir a página Permissões globais, que lista as permissões globais do JIRA.

    A caixa Adicionar permissão é mostrada na parte inferior da lista (não exibida na captura de tela acima).
  3. Na lista suspensa Permissão, selecione a permissão global que deseja conceder.
  4. Na lista suspensa Grupo :
    • selecione o grupo ao qual você deseja conceder a permissão; ou
    • se você deseja conceder a permissão a usuários não conectados, selecione Qualquer pessoa. Isso não é recomendado para sistemas de produção ou sistemas que podem ser acessados pela Internet pública, como o Cloud.
      Nota:
      • Se você atingiu o limite de usuários, poderá criar novos usuários, mas não terá permissão para login.

 

 

 

Remover permissões globais

  1. Escolha > Sistema
  2. Selecione Permissões globais para abrir a página Permissões globais, que lista as permissões globais do JIRA.
  3. Para cada permissão global no JIRA (indicada à esquerda desta página), os grupos que atualmente têm essa permissão são mostrados à direita (na coluna Usuários/grupos).
  4. Localize a permissão global que deseja remover de um grupo, bem como o grupo do qual deseja remover a permissão (em Usuários/grupos) e clique no link Excluir ao lado desse grupo.

 

Sobre os administradores do JIRA e os administradores do sistema JIRA

As pessoas que possuem a permissão de administradores do sistema JIRA podem executar todas as funções de administração no JIRA, enquanto as que possuem apenas a permissão administradores do JIRA não podem executar funções que possam afetar o ambiente da aplicação ou a rede. Essa separação é útil para organizações que precisam delegar alguns privilégios administrativos (por exemplo, criação de usuários ou de projetos) a determinadas pessoas, sem a concessão de direitos completos para administrar o sistema JIRA.

Aqui está uma lista das tarefas de administração que apenas os administradores do sistema JIRA (não os administradores do JIRA) podem executar:

Recomenda-se que as pessoas que tenham a permissão de administradores do JIRA (e não de administradores do sistema JIRA) não tenham acesso direto ao sistema de arquivos ou banco de dados do JIRA.

Separar os administradores do sistema JIRA de administradores do JIRA nas instalações padrão do JIRA

Por padrão, os grupos jira-administrators têm as permissões de administradores do JIRA e  administradores do sistema JIRA. Além disso, por padrão, a conta de usuário criada durante o Assistente de configuração do JIRA é um membro deste grupo jira-administrators.

Se você precisar que algumas pessoas tenham apenas a permissão de administradores do JIRA (não a de administradores do sistema JIRA), precisará usar dois grupos separados, por exemplo:

  1. Crie um novo grupo (por exemplo, chamado jira-system-administrators).
  2. Adicione ao grupo jira-system-administrators todas as pessoas que precisarem ter a permissão de administradores do sistema JIRA.
  3. Conceda a permissão Administradores do sistema JIRA ao grupo jira-system-administrators.
  4. Remova a permissão Administradores do sistema JIRA do grupo jira-administrators.
  5. (Opcional, mas recomendado para facilitar a manutenção) Remova do grupo jira-administrators todas as pessoas que forem membros do grupo jira-system-administrators.

 

Permissões de solução de problemas com o auxiliar do administrador do JIRA

O auxiliar do administrador do JIRA pode ajudá-lo a diagnosticar por que um usuário pode ou não ver uma determinada pendência.

Nota: Para todos os procedimentos a seguir, você precisa estar conectado como um usuário com a permissão global de administrador do JIRA

  1. Escolha > Complementos
  2. Escolha Auxiliar do admin > Auxiliar de permissão.
  3. Insira o nome de usuário (deixe em branco para usuários anônimos), uma chave de pendência (por exemplo, uma pendência que o usuário pode/não pode ver) e a permissão para verificar.
  4. Clique em Enviar.
Last modified on Jul 24, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.