Definir um projeto

 

Esta página informa como adicionar um novo projeto, configurar um projeto existente ou converter um projeto existente em outro tipo de projeto.

Um projeto do JIRA é uma coleção de pendências. Sua equipe pode usar um projeto do JIRA para coordenar o desenvolvimento de um produto, rastrear um projeto, gerenciar um help desk e muito mais, dependendo das necessidades. Um projeto do JIRA também pode ser configurado e personalizado para atender às suas necessidades e de sua equipe.

Nesta página:

Antes de começar

Para todos os procedimentos a seguir, você precisa estar conectado como um usuário com a permissão global de administrador do JIRA. Um administrador do JIRA é capaz de criar projetos para todas as aplicações instaladas, mas se ele não tiver acesso a essa aplicação, não poderá visualizar o projeto depois de criá-lo.

Criar um projeto

  1. Clique em Projetos (no cabeçalho) > Criar projeto.
  2. Siga o assistente para criar o projeto.

Sobre os tipos de projeto:

  • Dependendo das aplicações JIRA que você instalou, você pode ter mais de um tipo de projeto disponível.
  • Cada tipo de projeto tem um conjunto específico de recursos.
  • Todos os usuários na instância do JIRA poderão visualizar todos os projetos, mas os recursos visualizados e as ações que eles podem tomar são determinados pelo acesso à aplicação e pelas permissões específicas do projeto.

Sobre as configurações compartilhadas:

  • Quando você cria um novo projeto de um template, ele é criado com o próprio conjunto de esquemas. Esses esquemas são:
    • um esquema de permissão (padrão)
    • um esquema de notificação (padrão)
    • um esquema de segurança da pendência
    • um esquema de fluxo de trabalho
    • um esquema de tipo de pendência
    • um esquema de tela do tipo de pendência
    • um esquema de configuração do campo (padrão)
  • Às vezes, você pode desejar compartilhar esquemas entre os projetos, de modo que a edição de um esquema o alterará em vários projetos ao mesmo tempo.
  • Você pode selecionar Criar com configuração compartilhada para selecionar um projeto existente e usar os esquemas desse projeto. Observe que, quando você compartilha esquemas, qualquer alteração no esquema afetará todos os projetos que o usam.

Sobre os detalhes do projeto:

  • A chave do projeto será usada como o prefixo das chaves de pendência desse projeto (por exemplo, "TEST-100"). Escolha uma chave que seja descritiva e fácil de escrever.
  • Líder do projeto é uma função do projeto exclusiva. Escolha a pessoa que gerencia o projeto como o líder do projeto. Se houver apenas um usuário no sistema JIRA, o líder do projeto será essa pessoa como padrão e esse campo não estará disponível.
  • Se você estiver criando um projeto usando um tipo de projeto relacionado a uma aplicação à qual você não tem acesso, o JIRA exibirá uma caixa de seleção que permitirá conceder o acesso a essa aplicação. Isso o adicionará ao grupo padrão dessa aplicação e contará como um usuário para essa licença.

Converter um tipo de projeto

Em algum momento, você pode desejar converter um projeto existente em um tipo diferente. Por exemplo, você pode converter um projeto Software JIRA em um projeto JIRA Core no final de um período de avaliação do Software JIRA ou quando a equipe crescer. Você pode converter apenas para os tipos de projetos das aplicações JIRA que você instalou. Observe que um administrador do projeto também pode alterar o tipo de projeto.

  1. Escolha > Projetos e selecione o projeto relevante.
  2. Selecione Detalhes no menu Configurações do projeto.
  3. Altere o tipo de projeto e clique em Salvar detalhes. Apenas os tipos de projeto para as aplicações que você instalou estarão disponíveis.

Você pode revisar mais detalhes dos tipos de projeto e o que os usuários verão, na página visão geral do tipo de projeto e da aplicação.

Reindexar um projeto

Para fornecer uma pesquisa rápida, o JIRA cria um índice do texto inserido nos campos da pendência. Às vezes, é necessário regenerar esse índice manualmente, por exemplo, se as pendências foram inseridas manualmente no banco de dados ou se o índice foi perdido ou corrompido. Você pode regenerar o índice para toda a instância do JIRA ou por projeto. Siga estas instruções para reindexar um único projeto.

  1. Escolha > Projetos e selecione o projeto relevante.
  2. Selecione Reindexar projeto in no menu Configurações do projeto.
  3. Clique em Iniciar reindexação do projeto.

Excluir um projeto

Se você está pensando em excluir um projeto da instância do JIRA, lembre-se de que não poderá reativá-lo no JIRA. Uma vez que o projeto foi excluído, ele pode ser recuperado apenas com a reinstalação de um backup ou uma cópia XML – e isso não é uma tarefa trivial. Certifique-se de que está à vontade para excluir o projeto antes de prosseguir. Excluir um projeto excluirá apenas as pendências, versões e componentes associados ao projeto. Nenhum dos esquemas associados, fluxos de trabalho ou tipos de pendência serão excluídos nem qualquer conteúdo que possa ser compartilhado com outro projeto.

  1. Escolha > Projetos e selecione o projeto relevante.
  2. Selecione Excluir projeto no menu Configurações do projeto.
  3. Clique em Excluir para começar a excluir o projeto.
  4. Confirme o reconhecimento de que o projeto foi excluído.

Configurar um projeto

  1. Navegue para a página de configurações do projeto executando um dos seguintes procedimentos:
    • Escolha > Projetos e selecione o projeto relevante.
    • Navegue para o resumo do projeto desejado no menu suspenso Projeto e clique no link Configurações do projeto.
  2. Use os links à esquerda para navegar entre as diferentes configurações do projeto. Leia nas seções abaixo uma descrição de cada configuração.

Detalhes do projeto

Clique em Detalhes na barra lateral Configurações do projeto e edite os detalhes do projeto conforme desejado. Depois de concluir as edições, não se esqueça de clicar no botão Salvar. Observe o seguinte:

  • Editar a chave do projeto: Essa não é uma tarefa simples. Leia esta página antes de editar a chave do projeto: Editar uma chave de projeto.
  • Usar o Wiki Style Renderer na descrição do projeto: Você pode usar o Wiki Style Renderer para exibir rich text (HTML) na descrição do projeto.
  • Escolher um avatar do projeto: Se você não deseja usar um avatar do projeto, poderá carregar um pixel transparente. Isso efetivamente carrega o pixel transparente, o que significa que você não verá nenhuma imagem.

Sobre as categorias de projetos:

As categorias podem ser visualizadas/criadas em > Projetos > Categorias de projetos.

Por que as categorias são úteis? O JIRA pode pesquisar todas as pendências em uma categoria de projeto específica (por exemplo, category = "buildeng" em uma pesquisa avançada) e pode exibir os projetos classificados pela categoria. Um projeto do JIRA pode pertencer a apenas uma categoria. Observe que uma categoria de projeto não faz parte de uma hierarquia de projetos. Além disso, o JIRA não é compatível com subprojetos ou projetos pais.

Tipos de pendências

O JIRA permite rastrear diferentes itens – bugs, tarefas, chamados de suporte técnico, entre outros – usando diferentes tipos de pendência. Você também pode configurar cada tipo de pendência para agir de modo diferente, por exemplo, seguir um fluxo de processo diferente ou rastrear diferentes informações.

Clique em Tipos de pendência no menu à esquerda ou em um dos tipos de pendência abaixo, por exemplo, Bug, Tarefa, História, etc:

  • Tipos de pendências: Clique aqui para configurar quais tipos de pendências se aplicam a este projeto (escolha um esquema de tipo de pendência ou edite o esquema existente). Você também pode configurar o fluxo de trabalho, campos e telas para o tipo de pendência no projeto, porém é mais fácil fazer isso clicando em um dos tipos de pendência.
  • Um dos tipos de pendência (por exemplo, Bug, Tarefa, História): Clique aqui para configurar o fluxo de trabalho/tela para o tipo de pendência no projeto. A tela do fluxo de trabalho (guia Fluxo de trabalho) mostra o criador de fluxos de trabalho. A tela (guia Visualizar) mostra o criador de telas.

Fluxos de trabalho

As pendências do JIRA podem seguir um processo que espelha as práticas da sua equipe. Um fluxo de trabalho define a sequência de etapas (ou status) que uma pendência seguirá, por exemplo, Em aberto, Em andamento, Resolvido. Você pode configurar como as pendências farão a transição entre os status, por exemplo, quem pode fazer a transição, em que condições e qual tela será exibida para cada transição.

Telas

O JIRA permite exibir determinadas informações sobre a pendência em momentos específicos, definindo as telas. Uma tela é simplesmente uma coleção de campos. Você pode escolher qual tela será exibida quando uma pendência é criada, visualizada, editada ou quando fez transição por uma determinada etapa de um fluxo de trabalho.

  • Esquema de tela – o esquema de tela do projeto determina quais telas são exibidas para diferentes operações com a pendência (visualizar, editar, criar);
    OU
  • Esquema de tela do tipo de pendência – o esquema de tela do tipo de pendência do projeto determina quais telas são exibidas para diferentes operações com a pendência (visualizar, editar, criar) para diferentes tipos de pendência.

Campos

O JIRA permite definir o comportamento de campo: cada campo pode ser obrigatório/opcional, rich text/texto simples, oculto/visível. Você define esse comportamento usando uma configuração de campo.

Configurações

  • Links da aplicação (Configurar links do projeto) – se você vinculou a instância do JIRA a outras aplicações da Atlassian, como Confluence, FishEye ou outras instâncias do JIRA, você poderá vincular esse projeto do JIRA às áreas dessas aplicações que contêm informações relacionadas ao projeto ou à equipe. Por exemplo, espaços do Confluence, repositórios do FishEye, projetos do JIRA (em outra instância do JIRA), etc. Isso permite aproveitar as vantagens dos pontos de integração entre essas aplicações. Consulte Usar AppLinks para vínculo a outras aplicações a fim de obter informações sobre links de aplicações e projetos.

Funções

Diferentes pessoas podem cumprir diferentes funções em diferentes projetos – a mesma pessoa pode ser líder em um projeto, mas acompanhadora em outro. O JIRA permite alocar pessoas específicas a funções específicas no projeto.

  • Líder do projeto – usuário que cumpre a função de líder do projeto. Usado como "Responsável padrão" (exceto para os projetos do JIRA Software em que ele é definido como "Não atribuído") e potencialmente em outras partes do JIRA (por exemplo, em esquemas de permissão, de notificação, de segurança da pendência e nos fluxos de trabalho).
  • Responsável padrão – o usuário para o qual as pendências neste projeto são inicialmente atribuídas quando criadas. Pode ser o "líder do projeto" (acima) ou, se Permitir pendências não atribuídas estiver "Ativado" na configuração geral do JIRA, "Não atribuído". Existem também os responsáveis pelos componentes padrão.
    (info) Por padrão, os novos projetos também têm o "Responsável padrão" configurado como "Não atribuído". Você pode alterar isso aqui, se desejar configurá-lo como uma função específica, isto é, "Líder do projeto".
  • Funções do projeto – os membros são usuários/grupos que cumprem funções específicas nesse projeto. Funções do projeto são usadas nos esquemas de permissão, de notificação, de segurança da pendência e nos fluxos de trabalho.

Versões

As pendências podem ser agrupadas no JIRA quando alocadas às versões. Por exemplo, se você estiver usando o JIRA para gerenciar o desenvolvimento de um produto ou gerenciar a construção de uma casa, talvez deseje definir diferentes versões para ajudá-lo a rastrear quais são as pendências relacionadas às diferentes fases do produto ou compilação (por exemplo, 1.0, 1.1, 1.2, 2.0, 2.0.1). O JIRA pode ajudá-lo a gerenciar, liberar e arquivar as versões. As versões também podem ter uma data de lançamento e serão automaticamente destacadas como "atrasadas" se não forem liberadas quando esta data passar.

Componentes

Você pode desejar definir vários componentes para categorizar e gerenciar diferentes pendências. Para um projeto de desenvolvimento de software, por exemplo, você pode definir componentes chamados "Banco de dados", "Usabilidade", "Documentação" (observe que as pendências podem pertencer a mais de um componente). Você pode escolher um responsável padrão para cada componente, o que é útil se pessoas diferentes liderarem subequipes diferentes no projeto.

  • Componentes – grupos lógicos aos quais as pendências desse projeto podem pertencer. Consulte a página gerenciamento do componente para obter detalhes.

Permissões

O JIRA permite controlar quem pode acessar o projeto e exatamente o que eles podem fazer (por exemplo, "Trabalhar em pendências", "Comentar pendências", "Atribuir pendências"), usando as permissões do projeto. Você também pode controlar o acesso às pendências individuais usando os níveis de segurança. Você pode optar por conceder acesso a usuários, grupos ou funções específicos (observe que as funções são frequentemente as mais fáceis de gerenciar).

  • Esquema de permissão – o esquema de permissão do projeto determina quem tem permissão para visualizar ou alterar pendências neste projeto.
  • Esquema de segurança da pendência – o esquema de segurança da pendência do projeto determina quais serão os níveis de visibilidade que as pendências desse projeto podem ter.

Notificações

O JIRA pode notificar as pessoas apropriadas quando ocorrer um evento específico no projeto (por exemplo, "Pendência criada", "Pendência resolvida"). Você pode escolher pessoas, grupos ou funções específicos para receber notificações por e-mail quando ocorrerem eventos diferentes. (Observe que as funções são frequentemente as mais fáceis de gerenciar.)

  • Esquema de notificação – o esquema de notificação do projeto determina quem recebe as notificações por e-mail com as alterações nas pendências deste projeto.
  • E-mail – especifica o endereço "De" para os e-mails enviados deste projeto. Disponível apenas se um servidor de e-mail SMTP tiver sido configurado no JIRA.

(warning) Observe que o Esquema de notificação padrão (enviado com o JIRA) é associado a todos os novos projetos por padrão. Isso significa que se você tiver um servidor de e-mail de saída (SMTP) configurado, as notificações por e-mail serão enviadas assim que houver alguma atividade (por exemplo, pendências criadas) no novo projeto. 

Ferramentas de desenvolvimento

A seção Ferramentas de desenvolvimento está disponível apenas nos projetos do Software JIRA e pode ser visualizada apenas pelos usuários do Software JIRA. Fornece uma visão geral das ferramentas de desenvolvimento conectadas e quais usuários podem usar os recursos de integração entre elas:

  • Permissão para visualizar – Esta seção lista quais usuários podem visualizar os recursos de integração das ferramentas de desenvolvimento (como o link Criar branch) na tela de visualização das pendências, bem como outras informações relacionadas ao desenvolvimento, como commits, revisões e informações sobre compilação. Essa habilidade é controlada pela permissão do projeto "Visualizar ferramentas de desenvolvimento".
  • Aplicações – Esta seção mostra quais ferramentas de desenvolvimento estão conectadas ao JIRA por meio de links de aplicação e são elegíveis para usar as funcionalidades da ferramenta de desenvolvimento no JIRA.

Uma nota sobre os administradores do projeto

Um administrador do projeto no JIRA é alguém que tem a permissão Administrar projetos Gerenciar permissões de projeto, específica do projeto, mas não necessariamente a permissão global Administrador do JIRA Gerenciar permissões globais.

Sem a permissão global Administrador do JIRA Gerenciar permissões globais, no entanto, os administradores do projeto podem fazer o seguinte:

  • Editar o nome do projeto
  • Editar a descrição do projeto
  • Editar a imagem do avatar do projeto
  • Editar o URL do projeto
  • Editar o líder do projeto
  • Editar a associação da função do projeto
  • Alterar o tipo de projeto
  • Definir os componentes do projeto
  • Definir as versões do projeto
  • Visualizar, mas não selecionar nem editar, os esquemas do projeto (esquemas de notificação, de permissão, etc.)

 Alterar a categoria de um projeto do JIRA requer a permissão global Administrador do JIRA Gerenciar permissões globais.

Last modified on Jul 20, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.