Configurar as opções de aplicações JIRA

O JIRA tem diversas opções de configuração que permitem personalizar as aplicações JIRA da melhor maneira para sua organização. É possível acessar e editar essas opções na página "Configuração geral" do JIRA.

Nesta página:

Editar as configurações gerais do JIRA

  1. Escolha > Sistema
  2. Selecione Configuração geral para abrir a página Administração. 
  3. Clique no botão Editar configurações para editar as três seções conforme descrito abaixo:

(info) O botão de configurações avançadas estará visível apenas se você tiver a permissão global de administrador do sistema JIRA.

Configurações globais

As funções marcadas com um * não estão disponíveis ou editáveis no Cloud.

Configuração

Descrição

Título

É o título que será exibido na página de login do JIRA e no painel. Ele ajuda a identificar sua instalação e o objetivo dela.
(info) Veja também o logo, que é exibido em todas as páginas do JIRA.

Modo *

O JIRA pode operar em dois modos:
Público, no qual qualquer pessoa pode entrar por meio de autorregistro e criar pendências (de acordo com os limites das permissões do seu sistema JIRA).
Privado, que é útil para sistemas internos de rastreamento de pendências, nos quais não é desejado que usuários públicos façam login. Neste modo, o autorregistro está desabilitado, e somente administradores podem criar novos usuários.

(info) Se a aplicação JIRA tiver um diretório LDAP configurado com autenticação delegada e a opção Copiar usuário estiver habilitada, os usuários poderão fazer login e criar novas contas.
Padrão: Público

Máximo de tentativas de autenticação permitido *

O número máximo de tentativas de autenticação permitido antes da aplicação do CAPTCHA é mostrado ao usuário. Se você deixar em branco, o CAPTCHA nunca será mostrado, e os usuários terão tentativas ilimitadas de autenticação. É recomendável definir valores baixos para as tentativas de autenticação, por exemplo, abaixo de 5.
Padrão: 3 (para novas instalações do JIRA)

CAPTCHA na inscrição *

Se você estiver executando o JIRA em modo público (veja acima), é altamente recomendável habilitar o CAPTCHA. Ao fazer isso, uma imagem CAPTCHA será mostrada, para evitar que spambots entrem no sistema.
Padrão: ATIVADO

URL base *

É o URL base desta instalação do JIRA. É possível configurar o JIRA para responder apenas a um único URL, e essa configuração deve corresponder ao URL solicitado pelos usuários para acessar a instância do JIRA. Você não pode (por exemplo) ter um nome de host ou URL diferente para usuários internos e externos. Este URL também é usado em notificações de e-mail de saída como o prefixo para links para pendências do JIRA.Consulte Configuring the Base URL (Configurar o URL base) para obter mais informações.

E-mail de

Especifica o formato do cabeçalho De: em notificações de e-mails. O formato padrão é "Fulano de Tal (JIRA) ". As variáveis disponíveis são '${fullname}', '${email}' e '${email.hostname}'. Observe que não é possível especificar o endereço de fato aqui (por exemplo, "jira@company.com").

O endereço é determinado pelo servidor do e-mail ou pela configuração do projeto individual.

Introdução

Uma mensagem breve de introdução que é exibida no painel. (info) Veja também o banner de anúncio, exibido em todas as páginas do JIRA. É possível incluir HTML, mas certifique-se de que todas as tags estão corretamente fechadas.

Internacionalização

Configuração

Descrição

Idioma de indexaçãoO JIRA usa o Lucene, uma biblioteca de mecanismo de pesquisa de texto de alto desempenho, para pesquisas de texto completas que busquem pendências armazenadas no JIRA. Esta opção foi projetada para melhorar a indexação de pesquisas e as funcionalidades de pesquisa por pendências do JIRA para pendências inseridas nos idiomas disponíveis nesta lista. Por isso, escolha o idioma que corresponda ao idioma usado em suas pendências.

Escolher um idioma específico desta lista tem os seguintes efeitos ao conduzir pesquisas no JIRA (com relação ao idioma escolhido):

  • As palavras reservadas nos campos de texto não serão indexadas.
  • A stemização de palavras em todos os campos do JIRA será ativada.

Se for usado mais de um idioma em suas pendências (ou se você deseja desabilitar os dois efeitos acima), escolha Outro.

(info) Você precisará reindexar o JIRA se quiser alterar este valor.

Idiomas instalados

Esta seção lista todos os pacotes de idiomas disponíveis no sistema JIRA.(Nota: para instalar idiomas adicionais, consulte Internacionalização.)

Idioma padrão

O idioma usado na interface do JIRA (conforme selecionado na lista exibida em Idiomas instalados acima). Os usuários podem substituir o idioma padrão usando a configuração de Idioma em seu perfil de usuário.

Fuso horário padrão do usuárioÉ o fuso horário usado na interface do JIRA. Os usuários podem substituir o fuso horário padrão usando a preferência de Fuso horário em seu perfil de usuário. [Para escolher o formato de hora, consulte Configuring the look and feel of your JIRA applications (Configurar a aparência das aplicações do JIRA).](info) Os campos de dados que não têm componente de hora, como datas de vencimento, datas de lançamento (associadas a versões) e campos de data personalizada, registram apenas informações de data, e nenhuma informação relacionada ao fuso horário. Esses campos não são afetados pelas configurações de fuso horário.

Opções

Configuração

Descrição

Permitir que os usuários votem em pendênciasControla se a votação está habilitada no JIRA. A votação permite que os usuários indiquem as pendências que gostariam de ver concluídas ou resolvidas primeiro. Consulte também a permissão "Ver votantes e seguidores".
Padrão: ATIVADO
Permitir que os usuários sigam pendênciasControla se a funcionalidade de seguir está habilitada no JIRA. Os usuários podem seguir as pendências nas quais estejam interessados. Os usuários que seguem uma determinada pendência são notificados de todas as mudanças pelas quais ela passa. Consulte também as permissões.
"Ver votantes e seguidores" e "Gerenciar lista de seguidores".Padrão: ATIVADO
Permite que os usuários compartilhem painéis e filtros com o públicoControla se "Público" é uma opção para compartilhar um filtro. Os usuários podem escolher com quem compartilhar um filtro, e "Público" permite que eles compartilhem com usuários anônimos, por exemplo, com um usuário que não está conectado ao JIRA. Se for possível acessar sua instância publicamente, esses filtros estarão acessíveis ao público geral. A alteração desta opção para DESATIVADO não alterará os filtros existentes que estão compartilhados como "Público".
Padrão: ATIVADO  
Tamanho máximo de nome de projetoControla o número máximo de caracteres permitido para nomes de projetos. A alteração deste valor não afetará os nomes de projetos existentes.
Padrão: 80
Tamanho máximo de chave de projetoControla o número máximo de caracteres permitido para chaves de projetos. A alteração deste valor não afetará as chaves de projetos existentes. É possível alterar para qualquer valor entre 2 e 255, inclusive.
Padrão: 10
Permitir pendências não atribuídasAo definir ATIVADO, o responsável padrão para o projeto será Não atribuído. Ao definir DESATIVADO, as pendências deverão sempre ser atribuídas a alguém. Por padrão, o responsável será o líder do projeto conforme definido para cada projeto.
Padrão: ATIVADO
Gerenciamento externo de usuários

Ao definir ATIVADO, o JIRA não exibirá opções para que os usuários alterem sua senha e editem seu perfil. Isso também desabilitará o link Esqueceu sua senha? na página de login. Geralmente, essa opção é definida como ATIVADO apenas quando se está gerenciando todos os usuários fora do JIRA (por exemplo, usando o Crowd, o Microsoft Active Directory ou outro diretório LDAP)Padrão: DESATIVADO

Confirmação de logoutControla se deve ser obtida a confirmação do usuário ao fazer logout: NUNCA COOKIE – comando para confirmação se o usuário foi automaticamente conectado (via cookie). SEMPRE
Padrão: NUNCA
Usar compressão gzipControla se as páginas da web que o JIRA envia ao navegador devem ser comprimidas ou não. É recomendável que essa opção esteja definida como ATIVADO, a menos que você esteja usando mod_proxy.
Padrão: DESATIVADO
Visibilidade de e-mail de usuáriosControla como os endereços de e-mail dos usuários são exibidos na página do perfil de usuário.
PÚBLICO – Os endereços de e-mail são visíveis a todos.
OCULTO – Os endereços de e-mail são ocultos para todos os usuários.
MASCARADO – O endereço de e-mail é mascarado (por exemplo, "usuario@exemplo.com" é exibido como "usuário arroba exemplo ponto com").
SOMENTE USUÁRIOS CONECTADOS – Somente usuários conectados ao JIRA podem visualizar os endereços de e-mail.
Padrão: PÚBLICO
Visibilidade de comentáriosDetermina o que será exibido na lista apresentada aos usuários ao especificar a visibilidade de comentários e do registro de trabalho.
Grupos e funções do projeto – A lista conterá grupos e funções do projeto.
Somente funções do projeto – A lista conterá somente funções do projeto.
Padrão: Somente funções do projeto
Excluir o cabeçalho de e-mail "Precedência: massa"Controla se o cabeçalho Precedência: massa deve ser evitado nas notificações de e-mails do JIRA. Essa opção deve ser habilitada somente quando as notificações forem para uma lista de endereços que rejeite e-mails em massa. Em circunstâncias normais, esse cabeçalho evita a resposta automática e, portanto, potenciais loops de e-mail.
Padrão: DESATIVADO
Seletor de pendências com preenchimento automáticoFornece preenchimento automático de chaves de pendência na tela de pop-up "Seletor de pendências". Defina como DESATIVADO se os navegadores dos usuários forem incompatíveis com AJAX.
Padrão: ATIVADO
JQL com preenchimento automáticoFornece preenchimento automático dos termos de pesquisa quando os usuários realizam uma pesquisa (JQL) avançada. Defina como DESATIVADO se não quiser usar essa funcionalidade ou se observar um impacto negativo no desempenho.
Padrão: ATIVADO
Política de solução alternativa para falha de segurança na detecção de MIME do Internet ExplorerOpções de segurança de visualização de anexos para vulnerabilidades de scripts intersite presentes no Internet Explorer 7 e versões anteriores. Altera a ação padrão do navegador para anexos no JIRA. As opções são:
Não seguro: exibição de anexos em linha – permite que todos os anexos sejam exibidos em linha. Selecione essa opção somente se você tiver total entendimento dos riscos de segurança.
Seguro: download forçado de todos os anexos, para todos os navegadores – força o download de todos os anexos. Essa é a opção mais segura, mas a menos conveniente para os usuários.
Contornar falha de segurança do Internet Explorer – download forçado de anexos de alto risco (solução alternativa exclusiva do IE) – para navegadores do IE; força o download dos anexos que o IE detectaria erroneamente como arquivos HTML. Anexos HTML declarados também nunca são exibidos embutidos. Use esta opção para reduzir o risco de ataques aos usuários do IE por meio de anexos.
Padrão: Contornar falha de segurança do Internet Explorer
Formulário de contato com os administradores

Fornece um formulário de e-mail para os usuários preencherem quando clicarem no link "Entrar em contato com os administradores", que aparece quando apropriado no JIRA, por exemplo, nos painéis e páginas de login.

É aplicável somente se o e-mail de saída estiver habilitado.

Pode ser usado com ou sem a mensagem personalizada de contato com os administradores abaixo. Os usuários com a permissão global de administrador do JIRA (não de administradores do sistema JIRA – consulte JRA-27454) serão notificados quando essa funcionalidade for usada.
Padrão: DESATIVADO

Mensagem de contato com os administradoresExibe uma mensagem personalizada quando os usuários clicam no link "Entrar em contato com os administradores", que aparece quando apropriado no JIRA, por exemplo, nos painéis e páginas de login. A mensagem de contato com os administradores será exibida no topo do formulário de contato com os administradores quando o formulário estiver habilitado (veja acima).
Permitir gravataresPermite que os usuários usem gravatares no perfil de usuário em vez de avatares específicos do JIRA. Os usuários não poderão usar avatares específicos do JIRA se os gravatares estiverem habilitados, e vice-versa.
Padrão: DESATIVADO
Edição embutidaPermite a edição embutida; por exemplo, clicar para editar um campo em uma tela.
Padrão: ATIVADO 
Atualizar resultados de pesquisa automaticamentePermite que os resultados de pesquisa sejam automaticamente atualizados quando os critérios são modificados em uma pesquisa básica.
Padrão: ATIVADO  
Last modified on Jun 29, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.