Usar a ferramenta de configuração da aplicação JIRA
Nota:
- A ferramenta de configuração do JIRA exige que uma plataforma Java esteja instalada e configurada no sistema operacional. Se você precisa instalar uma plataforma Java para executar essa ferramenta, recomendamos usar uma plataforma Java suportada pelo JIRA – consulte os requisitos do JIRA para saber os detalhes.
- Caso haja uma conexão somente de console ao seu servidor JIRA , você precisará realizar manualmente essas configurações no nível de servidor.
- Sempre que você definir ou redefinir as configurações no nível de servidor do JIRA usando essa ferramenta, o JIRA deve ser reinicializado para que possa reconhecer essas mudanças.
Inicializar a ferramenta de configuração do JIRA
A variável de ambiente JAVA_HOME
deve ser configurada para usar a ferramenta de configuração do JIRA . Se ela não estiver configurada, siga as instruções em Instalar Java para configurá-la.
- Windows: Abra um prompt de comando e execute
config.bat
no subdiretóriobin
do diretório de instalação do JIRA. - Linux/Unix: Abra um console e execute
config.sh
no subdiretóriobin
do diretório de instalação do JIRA.
Isso pode falhar, com um erro conforme descrito no artigo Erro: não foi possível iniciar a ferramenta de config. das aplicações JIRA, pois nenhuma variável X11 DISPLAY foi configurada da nossa base de conhecimento. Consulte-o para obter uma solução alternativa.
A ferramenta de configuração do JIRA pode ser executada com uma interface gráfica do usuário ou por meio de uma interface de linha de comando usando o argumento -c
ou --console
. As seções a seguir mostram a interface gráfica do usuário, mas a funcionalidade é a mesma independentemente da interface.
Configurar o diretório inicial do JIRA
O diretório inicial do JIRA permite configurar a pasta que o JIRA usa para armazenas seus diversos arquivos de dados.
- Clique na guia Página inicial do JIRA.
- No campo diretório inicial do JIRA, digite o caminho completo do arquivo no campo de texto ou clique no botão Procurar para procurar a localização do diretório inicial do JIRA.
- Clique no botão Salvar. As alterações serão salvas no arquivo
jira-application.properties
localizado no subdiretório<jira-application-dir>
do Diretório de instalação da aplicação JIRA. Para obter mais informações, consulte Configurar o diretório inicial do JIRA.
Captura de tela: Ferramenta de configuração do JIRA — guia "Página inicial do JIRA"
Configurar a conexão do banco de dados
Para configurar a conexão do banco de dados do JIRA usando a ferramenta de configuração do JIRA, siga o procedimento adequado para o seu tipo de banco de dados:
Captura de tela: Ferramenta de configuração do JIRA — guia "Banco de dados"
Configurar o servidor da web do JIRA
A ferramenta de configuração do JIRA também pode ser usada para configurar o servidor da web do JIRA, especificamente a configuração das portas TCP e de SSL. Siga as instruções relevantes abaixo:
- Changing JIRA's TCP ports (Alterar as portas TCP do JIRA)
- Executar aplicações JIRA em SSL ou HTTPS
Captura de tela: Ferramenta de configuração do JIRA — guia "Servidor da web"
Ajustar as conexões de banco de dados do JIRA
Para obter mais informações sobre a funcionalidade da guia Avançado, consulte Tuning database connections (Ajustar conexões de banco de dados).
Captura de tela: Ferramenta de configuração do JIRA — guia "Avançado"