Restaurar um projeto a partir do backup
Antes de começar
Restaurar um projeto de um backup não é uma tarefa qualquer. Você pode precisar alterar a configuração da sua instância de destino do JIRA para acomodar a importação do projeto. Além disso, o mapeamento de dados de importação do projeto pode consumir muitos recursos no seu hardware e demorar para ser processado, caso você esteja importando um projeto grande. Observe que a ferramenta de importação de projeto bloqueará sua instância de destino do JIRA durante a importação real de dados (não durante as validações), assim, garanta que sua instância não precise estar acessível durante este período.
Recomendamos fortemente realizar um backup completo da sua instância de destino do JIRA antes de tentar restaurar um projeto para ela.
Nota: Para todos os procedimentos a seguir, você precisa estar conectado como um usuário com a permissão global de administrador do JIRA.
Restrições de importação de projeto
A ferramenta de importação de projeto somente importará um projeto entre instâncias idênticas do JIRA. Ou seja:
- A versão do JIRA na qual seu backup foi criado deverá ser idêntica à versão da sua instância de destino do JIRA. Por exemplo, se seu arquivo de backup tiver sido criado no JIRA 6.4, sua instância de destino do JIRA deverá ser da versão 6.4.
- Se a sua instância do JIRA tiver qualquer plugin de campoper sonalizado instalado quando o arquivo de backup for criado, e o campo personalizado tiver sido usado no seu projeto, a instância de destino do JIRA deverá ser da mesma versão que os plugins instalados para que a ferramenta de importação de projeto funcione automaticamente.
No JIRA 7.0, a funcionalidade de importação de projeto entre instâncias idênticas do JIRA dá suporte a alguns dados de objetos ativos. Por exemplo:
- Dados que serão importados: Dados do sprint do Software JIRA e dados de classificação
- Dados que não serão importados: Dados de configuração da placa do Software JIRA e portais do cliente do Service Desk
Para obter mais informações sobre a extensão da funcionalidade de importação de projeto, consulte Guide - Extending the JIRA Import plugin (Guia – Extensão do plugin de importação do JIRA).
Se alguma dessas restrições for aplicável e você ainda desejar restaurar seu projeto do backup, será necessário criar um arquivo de backup compatível antes de importar o projeto seguindo as instruções adequadas abaixo.
As versões do JIRA são incompatíveis
- Se o seu arquivo de backup tiver sido criado em uma versão do JIRA anterior à versão da instância de destino do JIRA:
- Configure uma instância de teste do JIRA que seja da mesma versão que a instância de destino do JIRA. A instância de teste do JIRA deve usar um banco de dados e um índice separados da instância de destino do JIRA.
- Importe o arquivo de backup para uma instância de teste do JIRA. (Isso substituirá totalmente a instância de teste.)
- Crie um novo arquivo de backup da sua instância de teste do JIRA. Agora você pode usar esse backup para importar um projeto específico para sua instância de produção de destino.
- Se o seu arquivo de backup for de uma versão do JIRA posterior à versão da instância de destino do JIRA:
- Faça um upgrade da versão da instância de destino do JIRA para que corresponda à versão do JIRA em que o backup foi criado.
As versões de plugin dos campos personalizados são incompatíveis
- Se o plugin de campos personalizados do seu backup for de uma versão anterior àquela do plugin de campos personalizados na instância de destino do JIRA:
- Importe o arquivo de backup para uma instância de teste do JIRA. A instância de teste do JIRA deve usar um banco de dados e um índice separados da instância de destino do JIRA, uma vez que a importação substituirá todos os dados no banco de dados.
- Na sua instância de teste do JIRA, faça o upgrade da sua versão do plugin de campos personalizados para que corresponda à versão do plugin na sua instância de destino do JIRA.
- Crie um novo arquivo de backup da sua instância de teste do JIRA.
- Se o plugin de campos personalizados do seu backup for de uma versão posterior àquela do plugin de campos personalizados na instância de destino do JIRA:
- Faça o upgrade da versão do plugin de campos personalizados da sua instância de destino do JIRA para que corresponda à versão do JIRA em que o backup foi criado.
Restaurar um projeto do JIRA Cloud no JIRA Server
Não é possível importar um projeto diretamente do JIRA Cloud para o JIRA Server. O importador exibirá erros sobre incompatibilidades de versão. Se você desejar restaurar um projeto do JIRA Cloud para o JIRA Server, siga as etapas abaixo:
- Instale uma nova instância do JIRA (além daquela para a qual deseja importar seu projeto). Essa será uma instância temporária usada para armazenar uma importação completa do JIRA obtida do JIRA Cloud. Verifique se a versão dessa instância temporária corresponde à versão da instância do JIRA para a qual você deseja importar seu projeto, por exemplo, JIRA 6.2.
- Faça uma migração completa do JIRA vinda do JIRA Cloud para a instância temporária do JIRA. Consulte Migrar aplicações JIRA Cloud para Server.
- Exporte o projeto desejado da instância temporária do JIRA.
- Importe o projeto da sua instância do JIRA desejada seguindo as instruções na seção Restaurar o projeto abaixo.
- (opcional) Exclua a instância temporária do JIRA depois que o projeto tiver sido concluído.
Restaurar o projeto
A ferramenta de importação de projeto tentará mapear os dados no seu arquivo de backup para a instância de destino do JIRA. Se o projeto que você está restaurando não existir na sua instância de destino do JIRA, ele criará e preencherá o projeto com os dados do backup. Se o projeto já existir e estiver vazio, ele tentará preencher o projeto com os dados do backup.
Por que devo criar um projeto vazio na minha instância de destino do JIRA?
É importante observar que a principal tarefa da ferramenta de importação de projeto é restaurar os dados do seu projeto de backup para sua instância de destino do JIRA. Embora a ferramenta de importação de projeto possa criar um projeto, caso não exista um na sua instância de destino do JIRA, ela não recriará nenhuma definição de configuração que afete os dados (por exemplo, esquemas de tela). Se você desejar manter qualquer definição de configuração do seu projeto original, recomendamos criar um projeto vazio na sua instância de destino com as definições de configuração necessárias antes de importar os dados do projeto de backup.
Você pode desejar realizar as seguintes tarefas de backup para garantir que a instância de destino do JIRA esteja preparada para receber a importação de projeto antecipadamente. Isso pode melhorar o tempo que leva para validar os mapeamentos de dados para sua instância de destino do JIRA.
Se você estiver seguro de que sua instância do JIRA está configurada adequadamente, vá diretamente para as instruções da ferramenta de importação de projeto. Se houver algum problema no mapeamento dos dados do arquivo de backup para a instância de destino do JIRA, a ferramenta de importação de projeto apresentará erros de validação para você abordar.
Preparar a instância de destino do JIRA
A ferramenta de importação de projeto não adiciona automaticamente entidades de projeto ausentes (por exemplo, grupos de usuários, prioridades de pendência, tipos de campo personalizado) nem corrige associações incorretas (por exemplo, tipos de pendência em esquemas de fluxo de trabalho), assim, é necessário um pouco de trabalho manual para configurar sua instância de destino do JIRA para que o projeto possa ser restaurado. Se o assistente de importação de projeto não conseguir encontrar um local de destino válido para nenhum dos dados de projeto de backup, ele não poderá restaurar o projeto. As instruções abaixo descrevem as atividades de configuração que abordam os problemas de mapeamento de dados mais comuns que ocorrem ao restaurar um projeto de um backup.
Recomendamos realizar o máximo da configuração da sua instância de destino do JIRA possível antes de iniciar a importação do projeto. Porém, se você não tiver as informações disponíveis para concluir essas atividades de configuração com antecedência, o assistente de importação de projeto o informará sobre quaisquer problemas que exijam sua atenção. Como alternativa, você pode importar o arquivo de backup para uma instância de teste do JIRA para verificar a configuração
1. Configurar o projeto
Se você tiver um projeto na instância de destino do JIRA para o qual deseje restaurar dados, será preciso garantir que o projeto esteja vazio, ou seja:
- sem pendências – realize uma pesquisa para encontrar todas as pendências em um projeto
- sem componentes – leia a página Gerenciamento de componentes para descobrir como visualizar um resumo dos componentes de um projeto
- sem versões – leia a página Gerenciamento de versão para descobrir como visualizar um resumo das versões de um projeto
2. Configurar usuários e grupos
Os seguintes tipos de usuários são considerados obrigatórios para um projeto ser importado:
- relator, responsável, líder do componente ou líder do projeto.
Os seguintes usuários são considerados opcionais para um projeto ser importado:
- autor/editor do comentário, autor/editor do registro do trabalho, um usuário no campo personalizado (seletor de usuário), votante, seguidor, autor do grupo de alteração (ou seja, alguém que alterou uma pendência), autor do anexo, usuário em uma função do projeto.
A importação do projeto tentará criar usuários ausentes se eles estiverem associados ao projeto. Porém, se a ferramenta de importação de projeto não puder criar usuários obrigatórios ausentes na instância de destino do JIRA, você não terá permissão para importar o projeto. Isso poderá ocorrer se você tiver o Gerenciamento de usuário externo habilitado na sua instância de destino do JIRA. Será preciso desabilitar o Gerenciamento de usuário externo ou criar os usuários ausentes manualmente no repositório de usuário externo antes de iniciar a importação.
Observe que, se você não tiver informações suficientes sobre os usuários no arquivo de backup, o assistente de importação de projeto fornecerá uma ligação para uma tabela de usuários ausentes em uma nova página, bem como uma ligação para um arquivo XML contendo os usuários ausentes (na nova página). A tabela de usuários exibirá um máximo de 100 usuários, mas o arquivo XML sempre estará disponível.
3. Configurar campos personalizados
Conforme descrito anteriormente, as versões dos seus plugins do campo personalizado devem ser iguais na instância de backup e de destino do JIRA para que seu projeto seja importado. É preciso garantir a configuração correta dos campos personalizados na sua instância de destino do JIRA da seguinte maneira:
- Tipo de campo personalizado – se você não tiver um tipo de campo personalizado em particular (por exemplo, seleção em cascata) instalado no JIRA de destino, os dados do campo personalizado no projeto de backup que usarem esse tipo de campo personalizado não serão restaurados. Porém, seu projeto ainda poderá ser restaurado.
Por exemplo, digamos que você tenha um campo personalizado, "Título", que seja um tipo de campo "Seleção em cascata" e que tenha sido usado no seu projeto de backup (ou seja, há dados salvos para esse campo). Se você não tiver o tipo de campo personalizado "Seleção em cascata" instalado no JIRA de destino, os dados para o campo personalizado "Título" (e os outros campos personalizados de seleção em cascata) não serão restaurados. - Configuração de campo personalizado – se você tiver um tipo de campo personalizado em particular (por exemplo, seleção múltipla) instalado no JIRA de destino, você deve configurar todos os campos personalizados (desse tipo personalizado) no JIRA de destino para que correspondam aos campos personalizados equivalentes no projeto de backup. Além disso, se o campo personalizado tiver opções selecionáveis, quaisquer opções usadas (ou seja, houver dados salvos para essas opções) no projeto de backup deverão existir como opções para o campo personalizado no JIRA de destino.
Por exemplo, digamos que você tenha um campo de seleção múltipla personalizado chamado "Método de contato preferencial" no seu projeto de backup com as opções "Telefone", "E-mail" e "Fax". Somente "Telefone" e "E-mail" foram de fato utilizadas no seu projeto de backup. Nesse cenário, você precisa configurar a instância de destino do JIRA da seguinte maneira:- Deve haver um campo chamado "Método de contato preferencial" na sua instância de destino do JIRA.
- O "Método de contato preferencial" deve ser um tipo de campo personalizado de seleção múltipla.
- O "Método de contato preferencial" deve ter pelo menos as opções "Telefone" e "E-mail", já que foram usadas no projeto de backup. Observe que "Método de contato preferencial" no JIRA de destino também pode ter opções adicionais, como "Fax", "Publicação", "Celular", entre outros, se você desejar.
Se você não tiver configurado seu campo personalizado atual corretamente, você não terá permissão para importar o projeto de backup até que tenha corrigido os erros de configuração no JIRA de destino.
Consulte Adicionar um campo personalizado para obter mais informações sobre tipos de campo personalizado e configuração de campo personalizado.
- Compatibilidade com a ferramenta de importação de projeto – campos personalizados também precisam ser compatíveis com a ferramenta de importação de projeto para que os dados do campo personalizado sejam importados. Campos personalizados criados antes do JIRA v4.0 não podem ser importados pela ferramenta de importação de projeto. O desenvolvedor de campo personalizado precisará fazer alterações de código adicionais para permitir que a ferramenta de importação de projeto restaure os dados do campo personalizado. Se qualquer um dos campos personalizados usados no seu arquivo de backup não for compatível com a ferramenta de importação de projeto, o assistente de importação de projeto o avisará e os dados do campo personalizado relacionado não serão importados. Todos os campos personalizados do sistema de destino JIRA e os campos personalizados incluídos nos plugins do JIRA com suporte da Atlassian (por exemplo, Kit de ferramentas JIRA, Plugin de Gráfico, Plugin de Rótulos, Plugin Perforce) serão compatíveis com a ferramenta de importação de projeto.
4. Configurar fluxos de trabalho, campos do sistema, grupos e funções
Além de campos personalizados, você precisa configurar corretamente o fluxo de trabalho do projeto, os atributos da pendência (por exemplo, tipos de pendência) e os grupos/funções na sua instância de destino do JIRA para seu projeto ser restaurado com sucesso. Examine as restrições em cada um dos seguintes:
Fluxos de trabalho e esquemas de fluxo de trabalho:
- O processo de importação do projeto não importa fluxos de trabalho nem esquemas de fluxo de trabalho. Se você desejar manter um fluxo de trabalho personalizado do seu backup, precisará criar um novo fluxo de trabalho na instância de destino do JIRA e editar manualmente o novo fluxo de trabalho (por exemplo, criar etapas e transições) para refletir seu antigo fluxo de trabalho (observe que o fluxo de trabalho padrão do JIRA não é editável). Você então precisará adicionar esse fluxo de trabalho a um esquema de fluxo de trabalho e ativá-lo.
- Ao importar um projeto, a transição Criar pendência e o evento Pendência criada serão acionados para cada pendência, junto com todas as pós-funções correspondentes. Se você alterar a transição Criar pendência depois da importação (por exemplo, configurar um dos valores do campo Criar pendência), poderá obter valores diferentes daqueles na origem. Como uma solução alternativa, você pode desabilitar manualmente as pós-funções durante a importação.
- Leia mais sobre como criar e editar fluxos de trabalho nos documentos Trabalhar com fluxos de trabalho e Gerenciar fluxos de trabalho. Observe que você pode precisar criar e editar um novo fluxo de trabalho e esquema de fluxo de trabalho para cumprir restrições a entidades de fluxo de trabalho do seu backup, conforme descrito nas seções abaixo, mesmo que não queira recriar exatamente o mesmo fluxo de trabalho.
Não use a funcionalidade JIRA para exportar e importar definições XML de fluxo de trabalho para copiar o fluxo de trabalho de backup para sua instância de destino do JIRA. As ferramentas de importação/exportação de fluxo de trabalho não incluem telas de fluxo de trabalho no processo. Assim, você precisará editar manualmente as definições de fluxo de trabalho após a importação para que correspondam às novas telas para o fluxo de trabalho, e o trabalho necessário para isso não compensa.
Tipos de pendências:
- Se um tipo de pendência tiver sido usado no seu projeto de backup (ou seja, houver pendências desse tipo de pendência), configure o mesmo tipo de pendência no projeto de destino do JIRA. Pode ser útil configurar os tipos de pendência para o projeto, em vez de globalmente.
- Esquemas de fluxo de trabalho – se você tiver associado um tipo de pendência a um esquema de fluxo de trabalho em particular no seu projeto de backup, a mesma associação deverá existir no JIRA de destino. Consulte a seção acima, em "Fluxo de trabalho e esquemas de fluxo de trabalho", para obter mais informações sobre como configurar um fluxo de trabalho na sua instância de destino do JIRA.
- Esquemas de configuração de campo personalizado – esquemas de configuração de campo personalizado podem ser utilizados para aplicar uma configuração de campo personalizado a tipos de pendência específicos. Se você tiver configurado um campo personalizado de maneira diferente para tipos de pendência diferentes no seu projeto de backup, poderá ser útil definir um esquema de configuração de campo personalizado para aplicar a mesma configuração de campo personalizado aos mesmos tipos de pendência na instância de destino do JIRA. Isso ajudará a garantir que você não tenha um campo personalizado para um tipo de pendência configurado incorretamente (por exemplo, sem uma opção, se tiver várias opções selecionáveis), conforme descrito na seção "Configuração de campos personalizados" acima.
Status:
- Se um status de pendência tiver sido utilizado no projeto de backup (ou seja, houver pendências com o status), configure o mesmo status no projeto de destino do JIRA.
- Esquemas de fluxo de trabalho – se você tiver vinculado um status a um esquema de fluxo de trabalho em particular no seu projeto de backup, a mesma associação deverá existir no JIRA de destino. Consulte a seção acima, em "Fluxo de trabalho e esquemas de fluxo de trabalho", para obter mais informações sobre como configurar um fluxo de trabalho na sua instância de destino do JIRA.
Combine com o nome do Status vinculado, não com o Nome da etapa, ao inspecionar o fluxo de trabalho.
Níveis de segurança:
- Se um nível de segurança de pendência tiver sido usado no seu projeto de backup (ou seja, houver pendências com esse nível de segurança), ele deverá ser configurado na instância de destino do JIRA. Se você não tiver criado um projeto vazio existente, recomendamos fazer isso e configurar os níveis de segurança adequados para o projeto (por meio de um esquema de segurança de pendência).
- Esquemas de segurança de pendência – não se aplicam. Não importa quais usuários, grupos ou funções de projeto estão atribuídos a quais níveis de segurança, desde que existam os níveis de segurança adequados (consulte as restrições aos níveis de segurança na seção "Configurar entidades e tipos").
Prioridade:
- Se uma prioridade da pendência tiver sido utilizada no projeto de backup (ou seja, houver pendências com essa prioridade), ela deverá ser configurada na instância de destino do JIRA.
Resolução:
- Se uma resolução de pendência tiver sido usada no seu projeto de backup (ou seja, houver pendências com essa resolução), ela deverá ser configurada na sua instância de destino do JIRA.
Tipo de conexão de pendência:
- Se um tipo de conexão de pendência tiver sido usado no seu projeto de backup (ou seja, houver pendências associadas a esse tipo de ligação), ele deverá ser configurado na sua instância de destino do JIRA.
Função do projeto:
- Se uma função de projeto tiver sido usada no seu projeto de backup (ou seja, houver usuários/grupos atribuídos a essa função de projeto), ela deverá ser configurada na sua instância de destino do JIRA.
(Nota: a ferramenta de importação de projeto copiará a associação de função de projeto do projeto de backup para a instância de destino do JIRA, se você desejar. Consulte a seção de importação de projeto para obter mais detalhes).
Grupo:
- Se um grupo de usuários tiver sido usado no seu projeto de backup (ou seja, houver usuários nesse grupo), ele deverá ser configurado na sua instância de destino do JIRA.
Observação sobre esquemas
O processo de importação de projeto não afeta esquemas diretamente, embora entidades e tipos associados a esquemas possam ser afetados conforme descrito acima. Observe que os seguintes esquemas não são afetados de modo algum pela importação do projeto:
- Esquemas de permissão – não se aplicam. Esquemas de permissões não precisam ser iguais nas instâncias de backup e de destino do JIRA.
- Esquemas de notificação – não se aplicam. Esquemas de notificação não precisam ser iguais nas instâncias de backup e de destino do JIRA.
- Esquemas de tela – não se aplicam. Esquemas de tela não precisam ser iguais nas instâncias de backup e de destino do JIRA.
- Esquemas de tela do tipo de pendência – não se aplicam. Esquemas de tela do tipo de pendência não precisam ser iguais nas instâncias de backup e de destino do JIRA.
- Esquemas de configuração de campo – não se aplicam. Observe que, se um campo tiver sido configurado como opcional no seu projeto de backup e for configurado como obrigatório na instância de destino do JIRA, o projeto ainda será importado mesmo que o campo esteja vazio. Porém, esse campo será imposto como obrigatório na próxima vez que o usuário editar uma pendência contendo o campo.
5. Configurar ligações
Embora a ferramenta de importação de projeto preserve as chaves de pendência atuais do seu projeto em backup durante o processo de importação, a ferramenta também criará automaticamente todas as conexões de pendência entre as pendências no seu projeto em backup. Também tentará criar ligações entre o projeto de backup e outro projeto, desde que o outro projeto já exista na instância de destino do JIRA com as chaves de pendência relevantes. Se não for possível encontrar a origem/destino de uma ligação (ou seja, todo o projeto ou a pendência em particular estiver ausente), a ligação não será criada, embora o projeto ainda vá ser importado.
Observe que a ferramenta de importação de projeto criará conexões de pendência entre projetos em qualquer direção (da origem para o destino ou do destino para a origem). Isso significa que, se você importar dois projetos do mesmo arquivo de backup, a segunda importação do projeto criará todas as ligações entre os dois projetos que estavam ausentes na primeira importação do projeto.
Depois de concluir todas as tarefas de configuração que puder, execute a ferramenta de importação de projeto.
Importação de projeto
Restaurar seu projeto é um processo de quatro etapas:
- Especifique o arquivo de backup
- Selecione um projeto
- Examine as validações de mapeamento de dados
- Verifique o projeto restaurado
Se você iniciar a ferramenta de importação de projeto, recomendamos fortemente concluir todas as etapas do assistente antes de realizar qualquer outra atividade no JIRA. A validação dos mapeamentos de dados e sua posterior importação para o projeto poderá demorar algum tempo.
Provavelmente, será preciso sair do assistente de importação de projeto para corrigir a configuração do JIRA, conforme orientado pelos erros de validação no assistente. Se for necessário navegar para outras páginas no JIRA para corrigir sua configuração do JIRA ou para outras atividades, você deverá:
- (recomendado) abrir uma sessão separada do JIRA em uma nova janela/guia do navegador. Ao voltar ao assistente de importação de projeto na janela/guia do navegador original, poderá usar o botão "Atualizar validações" na tela de validação para revalidar os mapeamentos de dados; ou
- aguardar até a barra de progresso ser concluída para a etapa atual antes de navegar para outro local no JIRA. O estado do assistente de importação de projeto será salvo até você sair do JIRA, sua sessão de usuário expirar ou você iniciar uma importação de projeto diferente. Você pode retomar a importação de projeto voltando à página de importação de projeto (por meio do menu Administração) e selecionando a ligação "retomar" na primeira página do assistente.
1. Especifique o arquivo de backup
Para iniciar a ferramenta de importação de projeto:
- Escolha > Sistema.
- Selecione Importar e exportar > Importação de projeto para abrir a página do assistente Importação de projeto.
- Especifique o caminho e o nome do arquivo de backup no campo "Nome do arquivo". O arquivo de backup deve ser um arquivo XML ou ZIP (conforme exportado pelo JIRA).
- Copie os anexos do caminho em que fez o backup dos anexos para o "Caminho de anexo de backup" mostrado na janela de importação. Esse caminho fica sob o diretório inicial da página inicial do JIRA da instância. Observe que, se anexos de arquivo não estiverem habilitados na sua instância de destino do JIRA, você não verá o caminho para o qual precisa copiar os anexos do backup.
Nota: Você pode escolher não copiar os anexos para o "Caminho de anexo de backup". Se for esse o caso, você poderá restaurar o seu projeto do backup, porém, ele não terá anexos associados. Observe que não será possível restaurar os anexos separadamente se você não os restaurar como parte da importação do projeto, uma vez que as entradas do banco de dados para os anexos estarão ausentes.
2. Selecione um projeto para restaurar
- Selecione um projeto para restaurar na lista suspensa "Projetos do backup". Essa lista suspensa apresentará todos os projetos contidos no arquivo de backup.
- Se você tiver um projeto válido do qual restaurar seu backup, e sua instância de destino do JIRA tiver um projeto vazio, a opção "Substituir detalhes do projeto" será exibida. Selecione a opção "Substituir detalhes do projeto" se desejar substituir os detalhes do projeto vazio pelos detalhes do projeto do backup. Os detalhes do projeto são Nome, URL, Líder do projeto, Responsável padrão e Descrição do projeto, bem como quaisquer membros de função do projeto: configurados no seu projeto. Se não houver projeto vazio na instância de destino do JIRA, essa opção estará marcada e desabilitada, uma vez que a importação de projeto criará um projeto com os detalhes do arquivo de backup.
3. Revise as validações do mapeamento de dados
- O assistente de importação de projeto tentará validar os mapeamentos de dados necessários para importar seu projeto do arquivo de backup. Você pode revisar as validações nessa etapa do assistente e modificar sua instância de destino do JIRA conforme necessário.
- Um símbolo de marca de seleção () significa que não há problemas no mapeamento dessas entidades.
- Um símbolo de ponto de exclamação () significa que há problemas com o mapeamento de dados que você deve examinar antes da importação do projeto, mas ainda é possível importar o projeto. Por exemplo, um usuário opcional ausente que não pode ser criado de maneira automática pela ferramenta de importação do projeto.
- Um símbolo de cruz () significa que há problemas com o mapeamento de dados que precisam ser corrigidos antes da importação do projeto. Por exemplo, um tipo de pendência usado no projeto em backup está ausente na instância de destino do JIRA.
- A seção "Preparar a instância de destino do JIRA" nesta página apresenta os erros de mapeamento de dados comuns.
- Depois de ter resolvido os erros de validação de dados conforme necessário, clique em "Importar" para iniciar a importação de dados do arquivo de backup.
A ferramenta de importação de projeto bloqueará sua instância do JIRA durante a importação real de dados (não durante as validações), assim, garanta que sua instância não precise estar acessível durante esse período.
4. Verifique o projeto restaurado
- Depois que a ferramenta de projeto terminar de executar, clique em "OK" para ir ao projeto restaurado. Verifique se as pendências, os componentes e as versões foram restaurados corretamente. Você também deve verificar se quaisquer ligações e dados de campo personalizado foram restaurados corretamente.
- Verifique se os seus anexos foram restaurados corretamente do diretório de backup de anexos.
A ferramenta de importação de projeto adicionará uma entrada a cada histórico de alterações da pendência importada, mostrando quando a pendência foi importada. Observe que entradas antigas no histórico de alterações, anteriores à importação, são mantidas somente para fins históricos. Entradas antigas podem conter dados inconsistentes, uma vez que a configuração dos sistemas JIRA antigo e novo pode ser diferente.
E se algo tiver saído errado?
- Se a importação do seu projeto não tiver sido concluída, consulte o arquivo de registro do JIRA. A ferramenta de importação de projeto registrará os detalhes da operação nesse arquivo, incluindo quaisquer erros e exceções inesperados, como bloqueio de banco de dados, disco cheio, entre outros.
- Se a importação do projeto tiver sido concluída, mas não tiver restaurado o projeto conforme esperado, pode ser útil tentar corrigir o problema manualmente na instância de destino do JIRA. Você também pode tentar excluir o projeto na instância de destino do JIRA e reimportá-lo do backup, prestando atenção especial a qualquer validação de aviso (por exemplo, usuários que não serão adicionados automaticamente).
Se não conseguir resolver o problema sozinho, entre em contato conosco para obter assistência. Consulte os detalhes na seção "Preciso de ajuda" a seguir.
Precisa de ajuda?
Precisa de mais ajuda? Abra uma solicitação de suporte no projeto JIRA em https://support.atlassian.com para obter assistência da nossa equipe de suporte. Anexe ao caso de suporte:
- o arquivo de backup do qual você está tentando importar projetos; e
- as seguintes informações da sua instância de destino do JIRA:
- seu arquivo de registro
- um backup XML da instância de destino do JIRA
- uma ação de copiar e colar de todos os conteúdos da página Informações do sistema (acessada por meio da guia Administração), para que saibamos os detalhes da sua configuração do JIRA.
Você poderá tornar os backups XML anônimos se os dados contiverem informações confidenciais.