Gerenciar versões

Versões são pontos no tempo de um projeto. Elas ajudam você a agendar e organizar seus lançamentos. Depois que uma versão é criada e as pendências são atribuídas a ela, você pode usar vários relatórios, por exemplo, o relatório de log de alterações para gerenciar a versão. O relatório de log de alterações, em particular, fornece uma revisão da versão lançada e é orientado pelo campo "Corrigir na versão" em cada pendência.

As versões podem ser:

  • Adicionadas — criam uma nova versão em relação a qual as pendências podem ser alinhadas.
  • Lançada — marcam uma versão como lançada. Isso gera algumas alterações em alguns relatórios (por exemplo, no relatório de log de alterações) e alguns menus suspensos de campos de pendência. Se você tiver aplicações do JIRA integradas com o Bamboo, você também pode acionar compilações ao lançar uma versão.
  • Reprogramadas — reorganizam a ordem das versões.
  • Arquivadas — ocultam uma versão antiga dos relatórios de log de alterações e na interface do usuário do JIRA.
  • Mescladas — combinam várias versões em uma.

Nesta página:

Para todos os procedimentos a seguir, você deve estar conectado ao JIRA como um administrador do projeto.

Gerenciar as versões de um projeto

  1. Escolha > Projetos e selecione o projeto relevante.
  2. Escolha Versões no menu esquerdo. A página Versões é mostrada e apresenta uma lista de versões e o status de cada versão. Neste local você pode gerenciar as versões do projeto conforme descrito nesta página.

Status da versão

Cada versão pode ter qualquer um dos quatro status a seguir:

  • Lançada — um pacote definido
  • Não lançada — um pacote aberto
  • Arquivada — um pacote semitransparente
  • Vencida— a data de lançamento é destacada

O status afeta onde a versão aparece em listas suspensas para campos de pendências relacionados à versão ("Corrigir na versão" e "Afeta a versão").

Adicionar uma nova versão

  1. O formulário Adicionar versão está localizado na parte superior da tela Versões.
  2. Insira o nome da versão. O nome pode ser:
    • numérico simples, por exemplo, "2.1", ou
    • numérico complexo, por exemplo, "2.1.3" ou
    • uma palavra, como o codinome interno do projeto, por exemplo, "Memphis".
  3. Detalhes opcionais, como a descrição da versão (texto não HTML), data de início e data de lançamento (ou seja, a data de lançamento planejada para uma versão) também podem ser especificados.
  4. Clique no botão Adicionar. Você pode arrastar a nova versão para uma posição diferente passando o mouse sobre o ícone "arrastar" , à esquerda do nome da versão.

Adicionar uma data de início

Se especificada, a Data de início é usada pelo Relatório da versão. Isso oferece um relatório mais preciso em casos nos quais você pode planejar uma versão de muitas semanas (ou mesmo meses) com antecedência, mas não começa a trabalhar até pouco antes da data de lançamento.

Lançar uma versão

Antes de começar: Se tiver aplicações do JIRA integradas com o Bamboo da Atlassian, você pode acionar uma compilação do Bamboo para ser executada automaticamente ao lançar uma versão no JIRA. A versão será lançada apenas se a compilação for bem-sucedida. Para obter mais informações, consulte Executar uma compilação do Bamboo no lançamento de uma versão

  1. Na tela Versões, passe o mouse sobre a versão desejada para exibir o ícone de configuração e selecione Versão no menu suspenso.
  2. Se houver alguma pendência definida com esta versão como sua versão "Corrigir em", as aplicações JIRA permitem que você escolha mudar a versão "Corrigir em" se desejar. Caso contrário, a operação será concluída sem modificar essas pendências.

Para reverter o lançamento de uma versão, selecione Não lançada no menu suspenso.

Arquivar uma versão

  1. Na tela Versões, passe o mouse sobre a versão desejada para exibir o ícone de configuração e selecione Arquivar no menu suspenso.
  2. A lista de versões indica o status "arquivada" da versão com um ícone semitransparente. A lista de operações disponíveis é substituída pela operação "Desarquivar". Nenhuma outra alteração pode ser feita para esta versão, a menos que ela seja desarquivada. Além disso, não é possível remover quaisquer versões arquivadas existentes de um campo afetado da pendência e corrigido na versão, nem adicionar novas versões arquivadas.

Para reverter o lançamento de uma versão, selecione Desarquivar no menu suspenso.

Mesclar várias versões

A fusão de várias versões permite mover as pendências de uma ou mais versões para outra versão.

  1. Na tela Versões, clique no link Mesclar no canto superior direito da tela.
  2. A janela pop-up "Mesclar versões" será exibida. Nesta página há duas listas de seleção — ambas relacionando todas as versões.
    Na lista de seleção "Mesclar das versões", escolha as versões cujas pendências você deseja mover. As Versões selecionadas nesta lista serão removidas do sistema. Todas as pendências associadas a essas versões serão atualizadas para refletir a nova versão selecionada na lista de seleção "Mesclar com a versão". É possível selecionar apenas uma versão com a qual mesclar.
  3. Clique no botão Mesclar. Se for exibida uma página de confirmação, clique em Mesclar novamente para concluir a operação.

Editar detalhes de uma versão

  1. Na tela "Versões", passe o mouse sobre a versão desejada para exibir o ícone de lápis.
  2. Isso permitirá que você edite o nome, descrição e data de lançamento da versão.
  3. Clique no botão Atualizar para salvar as alterações.

Excluir uma versão

  1. Na tela Versões, passe o mouse sobre a versão desejada para exibir o ícone de configuração e selecione Excluir no menu suspenso.
  2. Isso o levará à página de confirmação "Excluir versão:". Nessa página, você pode especificar as ações a serem tomadas para pendências associadas à versão a ser excluída. É possível associar essas pendências a outra versão ou simplesmente remover referências à versão a ser excluída.

Reprogramar uma versão

A reprogramação de uma versão altera o seu lugar na ordem das versões.

  • Na tela "Versões", clique no ícone da versão desejada e arraste-o para sua nova posição na ordem de versões.

Last modified on Jul 20, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.