Gerenciar funções do projeto

On this page

Still need help?

The Atlassian Community is here for you.

Ask the community

As funções do projeto são uma maneira flexível de associar usuários e/ou grupos a projetos específicos. As funções do projeto também permitem a administração delegada:

  • Os administradores do JIRA definem as funções do projeto — ou seja, todos os projetos têm as mesmas funções de projeto disponíveis para eles.
  • Administradores de projetos designam membros para funções especificamente para seus projetos.
    O administrador do projeto é alguém que possui a permissão de "Administrar projeto" específica para o projeto, mas não necessariamente a permissão global de "administrador do JIRA".

As funções de projetos podem ser usadas em:

As funções do projeto também podem ter acesso a:

  • filtros de pendência
  • painéis

Nesta página:

As funções do projeto são semelhantes aos grupos, a principal diferença é que a associação ao grupo é global, enquanto a participação na função do projeto é específica do projeto. Além disso, a associação ao grupo pode ser alterada apenas pelos administradores do JIRA, enquanto a participação na função do projeto pode ser alterada pelos administradores do projeto. Todo projeto tem um líder e cada componente de projeto tem um líder de componente. Essas funções individuais podem ser usadas em esquemas, pendências e fluxos de trabalho, assim como as funções do projeto. Você atribui líderes de projeto/componente ao definir projetos ou gerenciar componentes respectivamente.

Para todos os procedimentos a seguir, você precisa estar conectado como um usuário com a permissão global de administrador do JIRA. 

 

Usar funções de projeto

As funções de projeto permitem associar usuários a funções específicas. Por exemplo, se sua organização exige que todas as pendências de desenvolvimento de software sejam testadas por um profissional de controle de qualidade antes de serem fechadas, é possível fazer o seguinte:

  1. Criar uma função de projeto chamada Controle de qualidade.
  2. Criar um esquema de permissão chamado Desenvolvimento de software, no qual você atribui a permissão "Fechar pendência" à função Controle de qualidade do projeto.
  3. Associar o esquema de permissão Desenvolvimento de software a todos os projetos de desenvolvimento de software.
  4. Para cada projeto de desenvolvimento de software, adicione os profissionais adequados de Controle de qualidade à função Controle de qualidade do projeto.

Funções padrão do projeto

Quando você instala aplicações JIRA, a função Administradores é criada automaticamente, junto com as funções específicas do projeto para cada aplicação. É possível criar, editar e excluir funções do projeto de acordo com as exigências da sua organização.

Visualizar funções do projeto

  1. Escolha > Sistema
  2. Selecione Funções do projeto para abrir a página do navegador de funções do projeto.
  3. O navegador de funções do projeto que será exibido contém uma lista de todas as funções do projeto no seu sistema JIRA.
  4. Para ver onde uma função de projeto é usada, clique no link Visualizar utilização. Isso exibirá uma lista dos esquemas de permissão, esquemas de notificação por e-mail, níveis de segurança da pendência e condições do fluxo de trabalho associados às funções do projeto.
  5. Clique em qualquer um dos links Visualizar na tela "Visualizar utilização da função do projeto" para ver quais usuários/grupos estão associados a uma função do projeto para um projeto específico.

Adicionar uma função do projeto

Para definir uma nova função do projeto, insira seu nome e uma descrição no formulário "Adicionar função do projeto" no navegador de função do projeto (consulte "Visualizar funções do projeto" acima) e clique no botão Adicionar função do projeto. Observe que os nomes de função do projeto devem ser exclusivos.

  1. Clique em Gerenciar membros padrão na coluna Operações para a função do projeto recém-criada.
  2. Clique em Editar em usuários padrão.
  3. Selecione o ícone Seletor de usuário à direita do campo Adicionar usuários à função do projeto.
  4. Clique no botão Selecionar na parte inferior desta caixa de diálogo quando terminar de adicionar os usuários e clique no botão Adicionar. Agora é possível ver à direita uma lista de usuários que estão incluídos nesta função do projeto.

Depois que uma nova função de projeto é criada, ela fica disponível para todos os projetos. A partir disso, os administradores do projeto podem atribuir membros à função do seu projeto consulte (Gerenciar associação à função do projeto).

Excluir uma função do projeto

Para excluir uma função do projeto, localize a função no navegador de função do projeto (consulte "Visualizar funções do projeto" acima) e clique no link Excluir. A tela de confirmação a seguir relaciona todos os esquemas de permissãoesquemas de notificação por e-mailníveis de segurança da pendênciacondições do fluxo de trabalho que usam a função do projeto.

Observe que excluir uma função do projeto removerá todos os usuários e grupos atribuídos dessa função de projeto, de todos os projetos. Esteja ciente do impacto que isso pode ter, por exemplo, se a associação à função do projeto for o único transportador de uma permissão para um usuário, o usuário não terá mais essa permissão.

Se uma função do projeto foi usada para especificar quem pode visualizar um comentário, a exclusão da função do projeto significará que ninguém mais poderá ver esse comentário.

Editar uma função do projeto

Para editar o nome e a descrição de uma função do projeto, localize a função no navegador de função do projeto (consulte "Visualizar funções do projeto" acima) e clique no link Editar

Atribuir membros a uma função de projeto

Os membros de uma função de projeto são atribuídos de acordo com um projeto específico. Para atribuir usuários/grupos a uma função de projeto para um projeto específico, consulte Gerenciar associação à função do projeto.

Para ver/editar todas as funções de projeto às quais um determinado usuário pertence, para todos os projetos, clique no link Funções do projeto no navegador de usuários.

Especificar "membros padrão" para uma função de projeto

Os membros padrão de uma função de projeto são usuários e grupos que são inicialmente designados para a função de projeto de todos os projetos recém-criados. A associação real a qualquer projeto específico pode ser modificada pelo administrador do projeto.

Os membros padrão consistem nos Usuários padrão e nos Grupos padrão mostrados no navegador de função do projeto (consulte "Visualizar funções do projeto" acima).

Para adicionar aos Usuários padrão ou aos Grupos padrão de uma função de projeto, clique no link "Editar" correspondente.

Por exemplo, se uma usuária chamada Susie precisasse ter permissões de administração para todos os projetos recém-criados, você poderia adicioná-la aos Usuários padrão para a função de projeto "Administrador" da seguinte maneira:

  1. Abra o navegador de função do projeto.
  2. Clique no link Gerenciar membros padrão.
  3. Clique no link Editar na coluna Administradores (ao lado de "Nenhum selecionado").
  4. Na tela "Atribuir usuários padrão à função do projeto", clique no ícone Seletor de usuário.
  5. Localize Susie na janela pop-up "Seletor de usuário" e clique no botão Selecionar.
  6. Na tela "Atribuir usuários padrão à função do projeto", clique no botão Adicionar.

A alteração dos membros padrão de uma função de projeto não afeta os membros reais da função do projeto de projetos já criados.

Last modified on Jul 24, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.