Diretórios e arquivos importantes

Nesta página:

Diretório de instalação do JIRA

O diretório de instalação do JIRA  é o diretório para onde as bibliotecas e os arquivos de aplicações JIRA são extraídos pelo:

O JIRA não modifica nem armazena qualquer dado nesse diretório.

Diretórios e arquivos importantes

Os diretórios e arquivos abaixo podem ser encontrados em diferentes subdiretórios do diretório de instalação do JIRA, dependendo se você instalou o JIRA a partir do Windows, Linux ou de um arquivo morto. Substitua os seguintes diretórios pelo espaço reservado <jira-application-dir> (usado durante o resto dessa seção), do seguinte modo:

  • Distribuições recomendadas – o subdiretório atlassian-jira do diretório de instalação do JIRA instalado por meio do Windows Installer e do Linux Installer, e instalações relacionadas de arquivos mortos (.zip e tar.gz, respectivamente).
  • O diretório de instalação padrão no Linux é:

    /opt/atlassian/jira/

 

<jira-application-dir>/atlassian-jira/WEB-INF/classes/jira-application.properties

Esse arquivo informa o JIRA onde encontrar o Diretório inicial da aplicação JIRA.
(warning) Esteja ciente de que o diretório inicial do JIRA definido neste arquivo pode ser substituído. Consulte Configurar o diretório inicial da aplicação JIRA para obter mais informações.

<jira-application-dir>/atlassian-jira/WEB-INF/classes/jpm.xml

Este arquivo armazena os valores padrão das configurações avançadas do JIRA e não deve ser modificado. Os valores padrão das propriedades neste arquivo são personalizados (isto é, substituídos) por meio da redefinição no arquivo jira-config.properties (em seu Diretório inicial da aplicação JIRA) ou no banco de dados do JIRA (pela área administrativa do JIRA). Consulte Advanced JIRA configuration (Configuração avançada do JIRA) para obter mais informações.

<jira-application-dir>/atlassian-jira/WEB-INF/lib/

Este é o diretório em que plugins criados com a estrutura de plugin 1 da Atlassian (ou seja, "Plugins 1") são armazenados. Se você está instalando um novo plugin do tipo "Plugins 1", terá que implantá-lo neste diretório.
Plugins do tipo "Plugins 2" devem ser armazenados no Diretório inicial da aplicação JIRA.

<jira-application-dir>/atlassian-jira/WEB-INF/classes/log4j.properties

Arquivo de configuração de log do JIRA. Consulte Logging and profiling (Registrar em log e criar perfis).

Os arquivos de log gerados pelo JIRA podem ser encontrados nos seguintes locais:

  • Log de aplicações JIRAbin/atlassian-jira.log
  • Log do servidor de aplicações – geralmente, o arquivo de log do servidor de aplicação pode ser encontrado no diretório logs. Porém, isso pode variar de acordo com o servidor de aplicações que está em execução.

<jira-application-dir>/atlassian-jira/WEB-INF/classes/entityengine.xml

Este arquivo configura o mecanismo de entidade OFBiz, usado pelo JIRA para armazenar dados persistentes em uma fonte de dados.

Os subdiretórios e arquivos abaixo são encontrados na raiz do diretório de instalação da aplicação JIRA.

 

conf/server.xml

Este arquivo é usado para a configuração SSL do JIRA. Consulte Executar aplicações JIRA em SSL ou HTTPS.

Configurações de memória

O arquivo usado para editar as configurações de memória JAVA_OPTS depende do método usado para instalar o JIRA, assim como do sistema operacional usado para a instalação.

Por exemplo, se o JIRA fosse executado no Tomcat no Windows (inicialização manual), seria necessário atualizar o seguinte arquivo:
bin\setenv.bat
, e se o JIRA fosse executado no Tomcat no Linux/Unix, seria necessário atualizar este arquivo:
bin/setenv.sh

Consulte Increasing JIRA memory (Aumentar a memória do JIRA) para obter mais detalhes.

Diretório inicial do JIRA

O diretório inicial do JIRA contém dados-chave que ajudam a definir como o JIRA funciona. Este documento resume a finalidade dos vários arquivos e subdiretórios no diretório inicial do JIRA.

Se o JIRA foi instalado usando instaladores automáticos do Windows ou Linux, a localização padrão do diretório inicial do JIRA será:

  • C:\Program Files\Atlassian\Application Data\JIRA (no Windows) ou
  • /var/atlassian/application-data/jira (no Linux)

Se o JIRA for instalado por meio de um arquivo morto, o diretório inicial do JIRA poderá ser qualquer local adequado que seja acessível à instalação do JIRA. Estes são alguns exemplos de locais comuns:

  • C:\jira\home (no Windows) ou
  • /var/jira-home (no Linux ou Solaris)

(warning) Evite definir o local do diretório inicial do JIRA no Diretório de instalação da aplicação JIRA.

(tick) Para obter informações sobre a especificação da localização do diretório inicial do JIRA, consulte Configurar o diretório inicial da aplicação JIRA.

Arquivos importantes

dbconfig.xml

Este arquivo, localizado na raiz do diretório inicial do JIRA, define todos os detalhes da conexão ao banco de dados do JIRA. Normalmente, este arquivo é criado executando o assistente de configuração do JIRA nas novas instalações do JIRA ou configurando uma conexão ao banco de dados usando a ferramenta de configuração do JIRA.

É possível criar seu próprio arquivo dbconfig.xml. Isso é útil nos casos em que é necessário especificar parâmetros adicionais para a configuração específica do banco de dados que não sejam gerados pelo assistente de configuração ou pela ferramenta de configuração do JIRA. Para obter mais informações, consulte as instruções de conexão manual do guia de configuração do banco de dados apropriado em Conectar aplicações JIRA a um banco de dados.

jira-config.properties

Este arquivo, localizado na raiz do diretório inicial do JIRA, armazena valores personalizados para a maioria das configurações avançadas do JIRA. As propriedades definidas nesse arquivo substituem os valores padrão definidos no arquivo jpm.xml (localizado no Diretório de instalação da aplicação JIRA). Consulte Advanced JIRA configuration (Configuração avançada do JIRA) para obter mais informações.

(info) Nas novas instalações do JIRA, este arquivo pode inicialmente não existir. Se esse for o caso, é preciso criá-lo manualmente. Consulte  Making changes to the jira-config.properties file (Realizar alterações no arquivo) para obter mais informações. Normalmente, este arquivo está presente nas instalações atualizadas a partir da versão 4.3 ou anteriores do JIRA cujas opções de configuração avançada foram personalizadas (a partir de seus valores padrão).

Subdiretórios importantes

data

Este diretório contem dados de aplicação da sua instância do JIRA, inclusive anexos (para cada versão de cada anexo armazenado no JIRA).

export

O JIRA armazenará os arquivos mortos de backup automático neste diretório.

log

O JIRA armazenará os logs neste diretório. (Nota: Se o diretório inicial do JIRA não estiver configurado, os logs serão colocados no diretório atual).

Os logs serão mostrados somente quando a primeira mensagem de log for enviada a eles. Por exemplo, o log de acesso interno não será criado até que o JIRA comece a escrevê-lo.

Você pode alterar a localização do arquivo de log usando log4j.properties conforme descrito em Logging and profiling (Registrar em log e criar perfis).

plugins

Este é o diretório em que plugins criados com a estrutura de plugin 2 da Atlassian (ou seja, "Plugins 2") são armazenados. Se você está instalando um novo plugin do tipo "Plugins 2", terá que implantá-lo neste diretório dentro do subdiretório installed-plugins.

Plugins do tipo "Plugins 1" devem ser armazenados no Diretório de instalação da aplicação JIRA.

Caso esse diretório ainda não exista, ele é criado durante a inicialização do JIRA.

caches

É nesse diretório em que o JIRA armazena caches, incluindo:

Esses arquivos são vitais para o desempenho do JIRA e não devem ser modificados ou removidos externamente enquanto o JIRA estiver em execução.

Consulte Search indexing (Indexação de pesquisa) para obter mais detalhes.

tmp

Qualquer conteúdo temporário criado para diversas funções de tempo de execução, como exportação, importação, upload de arquivos e indexação, é armazenado neste diretório.

É possível remover arquivos deste diretório enquanto o JIRA estiver em execução, mas recomendamos encerrar o JIRA antes de alterar o conteúdo deste diretório.

Last modified on Feb 23, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.