Executar o assistente de configuração

O assistente de instalação do JIRA permite configurar uma aplicação JIRA para fins de avaliação e demonstração ou para fins de produção e teste.

Para começar, depois de instalar a nova aplicação JIRA, acesse-a em um navegador. Se você estiver usando a porta padrão, o servidor estará disponível no seguinte URL:  http://<jira-server-name>:8080.

(info) O assistente de configuração da aplicação JIRA será exibido apenas na primeira vez depois da instalação da aplicação JIRA. Depois de concluir o assistente, não será possível executá-lo novamente. No entanto, todas as configurações do assistente de configuração podem ser feitas no console de administração do JIRA.

Avaliação e demonstração

Se você deseja avaliar ou demonstrar uma aplicação JIRA, deixe-nos fazer a maior parte da configuração para você. Nós o ajudaremos a configurar uma conta Atlassian se você ainda não tiver uma e geraremos uma licença de avaliação. Também configuraremos um banco de dados H2 para fins de avaliação (consulte Plataformas com suporte). O único requisito é que você tenha uma conexão com a Internet, pois precisamos dela para validar e gerar os detalhes da conta Atlassian e a licença de avaliação.

Siga as etapas aqui.

Produção e
teste

Se você deseja configurar uma aplicação JIRA para fins de produção ou teste antes de atualizar, recomendamos seguir o caminho da instalação personalizada. Isso permitirá que você se conecte a seu próprio banco de dados se for necessário e configure o servidor de e-mail SMTP. Esse caminho também poderá ser seguido se você não tiver uma conexão com a internet. Você poderá colar manualmente uma chave de licença.

Siga as etapas aqui.

Configuração para avaliação e demonstração

1.  Escolha o idioma de exibição desejado para a configuração da aplicação JIRA e a interface do usuário selecionando o idioma preferencial. Nota:

  • Assim que você escolher um idioma na lista suspensa Idioma, a interface do usuário da aplicação JIRA mudará para esse idioma.
  • Saiba que alguns idiomas podem ter traduções mais abrangentes que outros.

2.  Selecione Configurar para mim e clique em Avançar.

3.  Insira o endereço de e-mail do seu ID da Atlassian ou, se não tiver uma conta de ID da Atlassian, insira um endereço de e-mail que você gostaria de usar e ao qual tem acesso. Clique em Avançar.

4.  Nós validaremos a conta e criaremos uma nova, se necessário. Lembre-se dos detalhes que você usa para a conta de ID da Atlassian, pois essas serão as mesmas credenciais para o administrador do sistema JIRA. Você pode alterar os detalhes do administrador do sistema dentro do JIRA quando ele estiver pronto e funcionando. Verifique Gerenciar permissões globais e Gerenciar usuários para obter mais informações. Selecione Avançar para gerar a licença.

5.  Selecione Avançar para concluir o processo de configuração. Isso pode levar alguns minutos.

6.  Quando a configuração estiver concluída, você estará pronto para começar! Selecione Iniciar JIRA para começar!

(tick)  Pronto!

Configurar para produção e teste

1.  Escolha o idioma de exibição desejado para a interface do usuário da aplicação JIRA selecionando o idioma preferencial. Nota:

  • Assim que você escolher um idioma na lista suspensa Idioma, a interface do usuário da aplicação JIRA mudará para esse idioma.
  • Saiba que alguns idiomas podem ter traduções mais abrangentes que outros.

2.  Selecione Eu mesmo configurarei e clique em Avançar.

3.  Configure um banco de dados para o JIRA.

Escolha se deseja conectar o JIRA ao banco de dados do pacote ou ao seu próprio banco de dados.

Conexão do banco de dadosRecomendado paraInstruçõesNotas
Banco de dados do pacoteApenas avaliaçõesVá para a próxima etapa. O banco de dados H2 do pacote será configurado automaticamente pelo assistente de configuração.
  • O banco de dados H2 é adequado apenas para fins de avaliação e demonstração. Recomendamos conectar a um banco de dados com suporte para os ambientes de produção.
Seu próprio banco de dadosUso na produção
  1. Escolha um banco de dados. Consulte nossa lista de bancos de dados com suporte primeiro.
  2. Configure a conexão do banco de dados. Se precisar de ajuda, consulte as orientações em Conectar aplicações JIRA a um banco de dados. Observe que os campos exibidos nessa tela são idênticos aos da ferramenta de configuração do JIRA.
  • O banco de dados externo deve ser recém-criado (ou vazio).
  • Pool de conexão do banco de dados – Não é possível configurar o tamanho do pool de conexão do banco de dados pelo assistente de configuração. Isso pode ser feito subsequentemente, usando a ferramenta de configuração do JIRA ou manualmente (descrito em cada guia de configuração do banco de dados específico). 
  • Banco de dados MySQL – O driver do MySQL não é fornecido em pacote com o JIRA (consulte Conectar aplicações JIRA ao MySQL). É necessário copiar o driver para a pasta lib da instalação do JIRA e reiniciar o serviço JIRA/JIRA antes de concluir o assistente de configuração.

4.  Se você estiver se conectando ao seu próprio banco de dados, clique em Testar conexão para se certificar de que o JIRA consegue se conectar. Clique em Avançar quando estiver pronto para continuar.

5. Você precisa configurar o Título, o Modo e o URL base para a instância:

ConfiguraçãoInstruçõesNotas

Título da aplicação

Escolha um título que ajude a identificar a instalação e a finalidade.

  • O título da aplicação será exibido na página de login e no painel.
  • Depois de concluir o assistente de configuração, você também pode configurar o logotipo e o esquema de cores da instalação.

Modo

Escolha um modo adequado à maneira como você usa o rastreador de pendências.

  • A configuração do modo como público permite a inscrição pública. Observe que, permitindo a inscrição de qualquer pessoa, você pode exceder o limite de usuários de sua licença da aplicação JIRA.
  • Um rastreador de pendências público pode ser útil para coletar feedback e relatórios de bugs diretamente dos clientes. Um rastreador de pendências privado pode ser mais adequado para rastrear o progresso do desenvolvimento da equipe.

URL base

Especifique o URL base que os usuários usarão para acessar a instância.

  • É possível configurar o JIRA para responder apenas a um único URL, e essa configuração deve corresponder ao URL solicitado pelos usuários para acessar a instância do JIRA. Você não pode (por exemplo) ter um nome de host ou URL diferente para usuários internos e externos. Qualquer incompatibilidade entre a configuração do URL base e o URL solicitado pelos usuários da aplicação JIRA causará problemas nos gadgets do painel.
  • Esse URL também é usado nas notificações de e-mail enviadas como o prefixo para os links de pendências do JIRA.

Informações adicionais:

Clique em Avançar quando tiver configurado todas as propriedades da aplicação conforme desejado.

6.  Você precisará inserir uma chave de licença da aplicação JIRA antes de poder usar a aplicação. Se você não tiver uma chave de licença da aplicação JIRA, poderá solicitar que o assistente de configuração crie uma licença de avaliação para você. As chaves de licença de avaliação permitem usar uma instalação totalmente funcional por 30 dias.

As chaves de licença das aplicações Atlassian são vinculadas à sua conta em my.atlassian.com. Se você não tiver uma conta no my.atlassian.com, poderá criar uma e solicitar que o assistente de configuração crie uma licença de avaliação para você.

7.  Insira os detalhes da conta do administrador para a instalação. A conta receberá a permissão de administrador do sistema JIRA.

Você pode criar contas adicionais de administrador do sistema JIRA e contas de administrador do JIRA depois de configurar o JIRA. Clique em Avançar depois de inserir os detalhes.

8.  Configure o servidor SMTP de e-mail. Essa etapa é opcional. Você pode configurar as notificações por e-mail depois de configurar o JIRA , se desejar.

Se você quiser configurar notificações por e-mail nessa fase, precisará configurar uma conexão com um servidor de e-mail. Consulte esta página para obter instruções adicionais: Configuring JIRA's SMTP Mail Server to Send Notifications (Configurar o servidor de e-mail SMTP do JIRA para envio de notificações). Clique em Concluir para concluir a configuração.

 

(tick) Parabéns, você concluiu a configuração da nova instalação da aplicação JIRA!

Informações detalhadas sobre como usar e administrar o JIRA e as aplicações JIRA podem ser encontradas no restante da documentação sobre a administração das aplicações JIRA.

Last modified on Jul 21, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.