Criar, editar ou remover um usuário
Os usuários das aplicações JIRA podem ser gerenciados manualmente ou com o Gerenciamento externo de usuários. Esta página ajuda a gerenciar esses usuários manualmente e menciona os sistemas de gerenciamento externo de usuários quando necessário. Para que um usuário faça login e acesse uma aplicação JIRA, ele deve ter acesso à aplicação. O acesso à aplicação é obtido porque ele é membro de um grupo atribuído a uma aplicação. A associação a esses grupos pode ser alterada a qualquer momento, com base por usuário.
Antes de começar
Você deve ter a permissão global Administrador do JIRA ou Administrador do sistema JIRA para poder gerenciar usuários nas aplicações JIRA.
Criar usuários
Existem várias maneiras de criar um usuário no JIRA. Leia mais para saber qual método é adequado para a equipe.
Se você estiver adicionando usuários a um projeto do JIRA Service Desk , verifique Configurar usuários do Service Desk.
Criar um usuário no JIRA
Crie um usuário diretamente no JIRA se você tiver uma equipe pequena. Considere o gerenciamento externo de usuários (LDAP ou Active Directory) se a equipe for numerosa. Manter permissões para IDs individuais pode ser complicado se você tiver muitos usuários, então existem outras opções para uma equipe grande.
Convidar usuários para o JIRA
Você pode convidar usuários para o JIRA por e-mail. Quando os usuários aceitarem o convite e forem criados no JIRA, eles terão acesso às aplicações configuradas como padrão.
Observe que o servidor de e-mail SMTP do JIRA deve ser configurado para enviar notificações antes que você possa convidar usuários por e-mail.
Use um manipulador de e-mail, conecte-se a um diretório interno ou ative a inscrição pública
Existem outras maneiras de criar um usuário no JIRA. Esses métodos são mais especializados e podem atender a uma necessidade específica da sua equipe.
Selecionar aplicações padrão para novos usuários
Se você tiver mais de uma aplicação JIRA, é possível selecionar a quais aplicações os novos usuários serão automaticamente atribuídos. Se você criar um usuário manualmente, as aplicações que você selecionou como padrões serão pré-selecionadas. No entanto, é possível alterar isso ao criar o usuário. Se você permitir que os usuários se inscrevam por e-mail, via inscrição pública ou manipulador de e-mail, eles terão acesso às aplicações que você selecionar:
Editar um usuário
É fácil modificar as informações do usuário, como nome, e-mail, endereço e senha, com o diretório interno do JIRA. Se você estiver usando um método de autenticação externo, como LDAP ou Active Directory, precisará fazer as alterações nesse sistema e não no JIRA.
Editar nome de usuário, nome completo ou endereço de e-mail
Esses três atributos podem ser modificados em conjunto, em alguns cliques simples, se você estiver usando o diretório interno do JIRA para gerenciar usuários.Ao atualizar um nome de usuário, é importante observar que:
- O JIRA não pode atualizar nomes de usuário externos – por exemplo, os usuários que vêm de um servidor LDAP ou de uma instância do Crowd. No entanto, o JIRA pode atualizar os usuários do JIRA armazenados em um "Diretório interno com autenticação LDAP".
- Se você estiver usando a instância do JIRA como um Servidor de usuários do JIRA para outras aplicações (por exemplo, o Confluence), não poderá usar essa funcionalidade. Se você não tiver certeza sobre isso, verifique em Gerenciamento de usuário > Servidor de usuários do JIRA para confirmar se nenhuma aplicação externa foi configurada para usar o JIRA como um servidor do Crowd.
Alterar uma senha
Os administradores podem alterar as senhas de usuário diretamente no JIRA quando usam o diretório interno. Não será possível alterar uma senha se os usuários forem gerenciados de um servidor LDAP ou de uma instância do Crowd.
Adicionar uma propriedade a um usuário
Uma propriedade é uma informação extra sobre um usuário que você pode armazenar no JIRA. Uma propriedade consiste em uma Chave de sua escolha, como "Número de telefone" ou "Localização", mais um Valor correspondente (por exemplo, "987 654 3210", "Terceiro andar"). As propriedades do usuário não têm efeito no projeto além de adicionar informações extras sobre o usuário. Os plugins, no entanto, podem frequentemente usar esses dados.
Remover um usuário
Você tem um usuário que não precisa mais acessar o JIRA? Leia sobre as diferentes formas de remover o acesso. Em vez de excluir um usuário, recomendamos que você desative a conta. Desativar a conta de um usuário impedirá que a conta seja usada, mas preservará o histórico de atividade desse usuário.
Desativar um usuário
Os administradores do JIRA podem desativar um usuário – o que desativa o acesso desse usuário ao JIRA. Isso evita a necessidade de um administrador do JIRA excluir a conta do usuário do sistema.
Esta funcionalidade é útil quando um usuário do JIRA sai da organização ou muda de departamento porque o histórico de atividade do JIRA é preservado no sistema. Se um usuário com uma conta JIRA desativada precisar acessá-la novamente em algum momento no futuro, sua conta de usuário do JIRA poderá ser facilmente reativada.
Quando você desativa um usuário, ele:
- Não poderá mais efetuar login no JIRA.
- Não será contado no seu limite de licenças de usuário do JIRA.
- Não poderá ser atribuído a pendências ou adicionado como seguidor às pendências, sempre que elas forem criadas ou editadas. No entanto:
- Um usuário que estava atribuído, que estava seguindo ou que relatava pendências no JIRA antes da conta ser desativada ainda aparecerá como o respectivo responsável, seguidor ou relator dessas pendências. Essa situação permanece até que outro usuário seja especificado como o responsável ou relator, o usuário desativado seja removido como seguidor ou a conta seja reativada.
- Um usuário que votou em qualquer pendência no JIRA antes de a conta ser desativada continuará aparecendo como um votante nessas pendências.
- Ele continuará aparecendo na interface de usuário do JIRA com "(Inativo)" exibido após seu nome.
- Ele ainda pode ser usado para filtrar pendências em uma consulta de pesquisa do JIRA.
- Ele não receberá nenhuma notificação por e-mail do JIRA, mesmo que continue sendo o responsável, relator ou seguidor das pendências.
Excluir um usuário
Recomendamos que você pense com cuidado antes de excluir um usuário do JIRA. Em vez disso, pense em desativá-lo e consulte a seção acima para obter mais informações.
Antes de excluir, observe que:
- Você não poderá excluir um usuário do JIRA se estiver usando o Gerenciamento externo de usuário (no entanto, você pode desativar o usuário. Consulte as instruções acima).
- Você não pode excluir um usuário do JIRA se ele tiver:
- relatado ou foi atribuído a alguma pendência.
- comentado alguma pendência.
- Os filtros e os painéis de um usuário serão excluídos quando o usuário for excluído, mesmo se os filtros ou os painéis forem compartilhados com outros usuários.
- Todas as pendências relatadas ou atribuídas ao usuário que você está tentando excluir são respectivamente vinculadas por hiperlinks a uma lista de pendências individuais no navegador de pendências.