Estimar em pontos de história

On this page

Still need help?

The Atlassian Community is here for you.

Ask the community

  1. Planejar para a equipe
  2. Personalizar o quadro da equipe
  3. Estimar em pontos de história
  4. Analisar relatórios da equipe
  5. Otimizar planos futuros

Há diversas formas de estimar histórias, mas o objetivo de todas as abordagens é melhorar a previsão da quantidade de trabalho que a equipe é capaz de realizar em cada sprint. No desenvolvimento ágil com Scrum, a estimativa é feita com base na velocidade da equipe.

A velocidade mede o número de "unidades de estimativa" que uma equipe costuma concluir a cada sprint. Na prática, é uma taxa de produtividade baseada em uma estimativa do volume de trabalho. É melhor usar uma medida que não seja "tempo" para encontrar essa taxa.

O que são pontos de história?

Pontos de história são uma medida comumente usada para estimar o tamanho de uma pendência em equipes Scrum. Durante uma sessão de planejamento típica, uma solução de bug trivial pode ser estimada como 1 ou 2 pontos de história, e um recurso maior pode chegar a 12. Observe que a escala de pontos varia entre as equipes Scrum. Algumas usam de 1 a 12, outras, de 1 a 5. O segredo é usar a mesma escala, para que a velocidade seja calculada com consistência.

Se forem estimadas pendências maiores que essas, talvez elas precisem ser divididas em histórias ou subtarefas menores.

O foco aqui são os pontos de história, pois são o método de estimativa Scrum mais comum, e nós os usamos na Atlassian. Sua empresa pode usar horas ou dias ideais. Se você usar uma unidade de tempo para a estimativa, talvez seja interessante consultar Configurar estimativas e rastreamento.

"Nem mesmo desenvolvedores experientes conseguem fazer estimativas precisas em horas e dias. Precisamos mesmo é prever de forma realista o que conseguimos fazer com um grau razoável de certeza. Os pontos de história são a melhor maneira de fazer isso."

~ Desenvolvedor da Atlassian

P: Por que é mais recomendável usar pontos de história do que horas?

R: No longo prazo, é muito mais útil prever de forma geral quanto trabalho a equipe pode realizar em cada sprint do que tentar estimar quanto tempo cada história vai durar.

Os pontos da história permitem que a equipe estime histórias em comparação com outras histórias, em vez determinar o tempo necessário para concluir cada história. Em seguida, a velocidade é determinada com base na quantidade de pontos que a equipe consegue concluir em cada sprint. Depois de alguns sprints, a velocidade da equipe se estabiliza, e a precisão da estimativa aumenta (ou melhor, o mesmo grau de imprecisão é aplicado).

O problema em usar horas para fazer estimativas é que, provavelmente, a equipe usará as "horas úteis" do sprint (com alguma folga de tempo), e isso quase nunca reflete precisamente a complexidade ou o tamanho de uma história. É difícil de estabelecer uma velocidade precisa quando as histórias são estimadas de forma isolada, em vez de por comparação.

É essencial entender os conceitos de estimativa, tempo e velocidade. Leia mais no tópico Estimativa de pendências.

Estime em pontos, rastreie em tempo

Mesmo ao estimar em pontos de história, ainda é possível rastrear considerando o tempo. Saber a velocidade da equipe (independentemente da medida usada) permite supor de forma geral quanto tempo levará para concluir os itens estimados do backlog. 

Mas o Software JIRA também tem alguns campos dedicados (Estimativa restante e Tempo gasto) para rastrear o tempo enquanto são usados pontos de história.

(warning) Nota: é necessário ser administrador do quadro para fazer alterações de configuração em um quadro. Se você tiver criado o quadro, você já é o administrador.

Acesse Quadro > Configurar > Estimativa.


  • Selecione a Estatística de estimativa (unidade de estimativa). Para isso, escolha entre pontos de história, estimativa original em tempo e contagem de pendências.
  • Altere a opção Estimativa restante e Tempo gasto para ter uma ideia mais precisa de como as coisas estão no rastreamento em unidades de tempo.
  • Se você deixar Rastreamento de tempo como Nenhum, ainda poderá consultar relatórios como o burndown chart para monitorar o progresso.

 Saiba mais sobre como trabalhar com rastreamento de tempo em projetos no tópico Configuring estimation and tracking (Configurar estimativa e rastreamento).

Curiosidade: a imprecisão é algo bom

O objetivo da velocidade é poder olhar um backlog de histórias sem muito detalhamento e supor quantos sprints serão necessários para concluí-lo. Isso exige um nível de incerteza semelhante para todas as estimativas do backlog. Determinar uma velocidade precisa depende da homogeneidade da imprecisão, e é por isso que você NUNCA deve reestimar pendências após o início de um sprint.

tip/resting Created with Sketch.

ATIVIDADE PARA PRATICAR

Em seu projeto de teste, acesse a página Quadro > Configurar > Estimativa e altere a Estatística de estimativa para uma das seguintes:

    • Pontos de história
    • Tempo original
    • Contagem de pendências

Observe as diferenças ao criar e estimar uma pendência.

Last modified on Jul 25, 2017

Was this helpful?

Yes
No
Provide feedback about this article
Powered by Confluence and Scroll Viewport.