Administrando a edição colaborativa
Edição colaborativa transforma o trabalho em equipe. Esta página fala de tudo que você precisa saber sobre administrar a edição colaborativa.
Vá para Edição colaborativa para encontrar como a sua equipe pode trabalhar junto em tempo real nos requisitos de software, anotações de reunião e qualquer outra página Confluence que você possa imaginar.
Sobre o Synchrony
A edição colaborativa é alimentada pelo Synchrony que sincroniza dados em tempo real. O Synchrony é executado como um processo separado do Confluence e gerenciado automaticamente pelo Confluence. Sob circunstâncias normais, não deveria precisar de gerenciamento manual por um administrador.
Para verificar se o Synchrony está funcionando, vá para > Configuração geral > Edição colaborativa.
Aqui você pode verificar seu status Synchrony e configuração atual, incluindo porta atual, driver da base de dados e o tamanho máximo da pilha alocado no Synchrony. Esta informação pode ser útil se você precisar resolver problemas do Synchrony.
A porta padrão da execução do Synchrony é 8091 e um proxy interno Synchrony significa esta porta adicional não deve ser necessária.
Alterar o modo de edição
O modo de edição determina a experiência de edição para todos os usuários do seu site. É assim que você pode ligar ou desligar a edição colaborativa.
Para alterar o modo de edição:
- Vá para > Edição colaborativa.
- Escolha Alterar modo.
- Selecione um modo e escolha Alterar.
Alterar o modo de edição não é trivial, e algumas alterações podem resultar na perda dos rascunhos de seus usuários, então é importante entender as implicações de cada modo.
Os seguintes módulos estão disponíveis:
Modo | Implicações |
---|---|
Ligado | Este modo permite que sua equipe edite o rascunho compartilhado de uma página ao mesmo tempo e vejam as alterações dos outros em tempo real. Esta é o modo de edição recomendado. |
Limitado | Este modo protege os rascunhos compartilhados de seus usuários se foi necessário resolver problemas do Synchrony. Você somente usaria para este modo se seus usuários estiverem vivenciando problemas na edição e na publicação. A experiência de edição será bem limitada para os usuários:
Assim que o Synchrony estiver sendo executado novamente, recomendamos ligar novamente a edição colaborativa. |
Desligado | Este modo significa que sua equipe somente poderá editar seus próprios rascunhos de uma página. Confluence tentará mesclar quaisquer conflitos quando for salvo. Este modo reproduz a experiência de edição do Confluence 5. Este modo é útil se você não conseguir executar o Synchrony com sucesso no seu ambiente, ou se você decidiu que a edição colaborativa não funciona para você (por exemplo, se houver requisitos de auditoria que ainda proibiriam a edição colaborativa). Todos os rascunhos compartilhados existentes são perdidos quando você altera para este modo, então tenha certeza que seus usuários tenham publicados quaisquer trabalhos que desejam manter antes de fazer esta mudança. |
Considerações de auditoria
Sabemos que a auditoria é uma consideração importante para alguns clientes. Ainda não temos capacidades de auditoria muito detalhadas com a edição colaborativa. Atualmente, todas as alterações em páginas são atribuídas à pessoa que publica a página, e não às pessoas que fizeram cada alteração específica.
Se isso for um problema para o seu site, recomendamos desligar a edição colaborativa em seu site por ora.
Nenhum histórico da versão em rascunhos não publicados
Na edição colaborativa, salvamos o tempo todo, mas não salvamos versões de alterações não publicadas. Ao restaurar uma versão anterior da página, é possível apenas retornar para uma versão existente publicada. Todas as alterações não publicadas serão perdidas quando uma versão anterior for restaurada.
Visibilidade das edições feitas por usuários anônimos
Há algumas outras coisas das quais tomar ciência se você tiver concedido a permissão Adicionar página (e a permissão global Can use) a usuários anônimos.
Ao fechar o editor ou publicar uma página, você não será alertado se as únicas alterações não publicadas na página tiverem sido feitas por usuários anônimos. Isso significa que um usuário logado pode publicar inadvertidamente alterações que ele não sabia que tinham sido feitas na página.
As alterações em si ficam visíveis na página, mas a caixa de diálogo de aviso de costume não aparecerá se as únicas pessoas que fizeram alterações não tiverem feito login.
Se houver alterações não publicadas tanto de usuários logados quanto de usuários anônimos, a caixa de diálogo de aviso aparecerá, mas apenas os usuários logados serão listados nela. Alterações feitas por todos os usuários (incluindo anônimos) serão incluídas se você visualizar as alterações dessa caixa de diálogo.
Rascunhos não publicados não são incluídos em exportações de espaço ou site
Nenhum conteúdo de rascunhos compartilhados não publicados será incluído quando você exportar um espaço ou site para XML. É especialmente importante saber disso se você usar um backup de site XML como parte de sua estratégia de backup. Consulte Estratégia de backup de produção para ver nossas recomendações, que não utilizam a exportação em XML.
Se for necessário fazer a exportação de um espaço ou site, você deve pedir a seus usuários para publicar todos os trabalhos que eles desejam manter antes de a exportação ser iniciada.
Alterar a configuração do Synchrony
Não é possível alterar a configuração do Synchrony pela interface de usuário do Confluence. Alterações nas configurações são usando as propriedades do sistema. Na maioria dos casos, não será necessário fazer alterações na configuração padrão.
Consulte Propriedades reconhecidas do sistema para obter a lista completa das propriedades do sistema Synchrony.
Se precisar passar argumentos adicionais diretamente ao JVM do Synchrony, crie um arquivo chamado synchrony-args.properties
no diretório home do Confluence e inclua os argumentos que você deseja passar ao Synchrony, um por linha, da seguinte maneira.
property1=value1 property2=value2
Isso adicionará -Dproperty1=value1 -Dproperty2=value2
ao comando do Synchrony. Isso somente está disponível no Confluence 6.0.2 e versões mais recentes.
Não é possível usar esse método para passar nenhum valor que já tenha sido manejado por uma propriedade do sistema, como porta, Xmx ou Xss etc. Consulte Configurando propriedades do sistema para obter a lista completa das propriedades do sistema.
Considerações Proxy e SSL
Como você se conecta ao Synchrony dependerá do seu ambiente. Sabemos que a maioria dos sites do Confluence são executados por trás de um proxy reverso, frequentemente, com SSL. Aqui temos algumas informações para ajudar a identificar a configuração certa para o seu ambiente e todas as alterações que você pode precisar fazer em seu ambiente para usar a edição colaborativa em seu site.
SSL
O Synchrony é executado em um JVM separado e não suporta conexões HTTPS diretas. Se você não estiver usando um proxy reverso, SSL deve ser encerrado no Tomcat. Se estiver usando um proxy reverso ou um balanceador de carga, SSL deve ser encerrado em seu proxy reverso ou balanceador de carga.
Proxies
Nos diagramas abaixo, usamos uma implementação comum na qual o Confluence é executado sob o caminho de contexto /confluence (por exemplo, www.meusite.com/confluence). Os conceitos são os mesmos se você usar o Confluence sem um caminho de contexto (por exemplo, www.myconfluence.com).
Sem proxy reverso
Se você não executar o Confluence atrás de um proxy reverso, você se conectará ao Synchrony por meio do proxy Synchrony interno do Confluence. SSL, se usado, é encerrado no Tomcat. Essa é a configuração padrão, e não deve ser necessário fazer nenhuma alteração adicional para usar a edição colaborativa.
Com um proxy reverso
Se você executar o Confluence atrás de um proxy reverso, você se conectará ao Synchrony por meio do proxy Synchrony interno do Confluence. Essa é a configuração padrão com um proxy reverso e uma boa opção caso você não queira abrir a porta 8091. SSL deve ser encerrado no seu proxy reverso.
Não é necessário fazer nenhuma alteração adicional na configuração do proxy reverso para o Synchrony, mas, para obter os melhores resultados, seu proxy reverso precisa suportar conexões WebSocket (talvez seja necessário ativar isso manualmente em seu proxy).
Para dizer ao Confluence que você deseja usar o proxy interno, configure a system property synchrony.proxy.enabled
para true
. (Isso é opcional, mas evitará que o Confluence tente buscar o Synchrony via /synchrony primeiro, antes de tentar novamente via proxy interno).
Se o Synchrony não puder ser alcançado via /synchrony-proxy, tentaremos automaticamente o /confluence/synchrony-proxy (onde /confluence é seu caminho de contexto do Confluence).
Diretamente ao Synchrony com um proxy reverso
Se você executar o Confluence por trás de um proxy reverso e perceber latência ou outros problemas ao se conectar ao Synchrony por meio do proxy Synchrony interno do Confluence, pode optar por se conectar diretamente ao Synchrony. Essa é a configuração ideal, mas exige algumas alterações no seu ambiente. Será necessário abrir a porta 8091 e adicionar /synchrony à configuração do seu proxy reverso. Ainda assim, SSL será encerrado no seu proxy reverso, pois o Synchrony não aceita conexões HTTPS diretas.
Se o Synchrony não puder ser alcançado via /synchrony, tentaremos automaticamente o proxy Synchrony interno via /confluence/synchrony-proxy (onde /confluence é seu caminho de contexto do Confluence).
Consulte os seguintes guias para obter exemplos de configurações de proxy reverso. A ordem das diretivas é importante; por isso, consulte nossos exemplos.
- Usando Apache com mod_proxy
- Executando o Confluence por trás do NGINX com SSL
- Uso de proxy em aplicações de servidor Atlassian com o servidor Apache HTTP (mod_proxy_http)
- Usar proxy em aplicações de servidor Atlassian com Microsoft Internet Information Services (IIS)
- Como configurar o Amazon Web Service Elastic Load Balancer com o Confluence 6.0
Reversão para XHR
Quando um usuário não puder se conectar ao Confluence por meio de um WebSocket, reverteremos para uma solicitação XML HTTP (XHR), permitindo que ele edite as páginas com êxito. No entanto, para obter a melhor experiência de edição, recomendamos fortemente que seu ambiente permita conexões WebSocket.
A reversão para XHR fica ativada por padrão, mas pode ser desativada usando uma propriedade do sistema caso necessário. Não deve ser necessário alterar isso.